Pesquisar No Site
Tire suas dúvidas em relação à febre amarela e sua vacina
Tire suas dúvidas em relação à febre amarela e sua vacina
A campanha de vacinação contra a febre amarela começa no dia 25 de janeiro, mas a população tem muitas dúvidas em relação à doença e a forma de preveni-la.
Para reduzir as dúvidas e o pânico, o secretário, Amauri Toledo, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Helienne Santos, prestaram alguns esclarecimentos aos munícipes.
De acordo com Toledo, os 200 funcionários que participarão da campanha, estão capacitados e serão novamente treinados. “Nossos médicos, enfermeiros e auxiliares são capacitados, com certeza. Entretanto, antes de começar qualquer campanha, os profissionais de saúde são novamente treinados, para que entendam algum processo específico da ação”, afirmou.
Os idosos que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS), para receber a imunização, não precisarão de recomendação médica, como disse Helienne Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. “A triagem será realizada no momento da vacinação, então não é necessário correr para marcar consulta”.
Vale lembrar que, pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados.
Helienne Santos respondeu ainda algumas dúvidas frequentes da população. “Uma das dúvidas mais frequentes é referente à interrupção do uso de alguma medicação no dia da vacina. Não é necessário. Além disso, quero esclarecer que pessoas com hepatite C, ou que tenham alguma doença cardiológica não têm contra indicação em relação à vacina”, ressaltou.
A coordenadora falou também sobre a relação risco-benefício da aplicação da vacina em gestantes. “É necessário uma análise, pois cada caso tem uma forma de avaliar. Se a gestante vai viajar, eu recomendo que ela seja imunizada sim. Caso ela more em área rural ou perto de florestas, também é recomendado. Mas se ela morar em área urbana e for ficar na cidade, não é necessário vacinar, devido os efeitos colaterais”, afirmou Helienne.
A vacina contra a febre amarela pode causar efeitos colaterais, porque o imunizante contra a doença possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média.
Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.
Caraguatatuba não apresentou nenhum caso da febre amarela em sua forma silvestre (transmitida pelos mosquitos Haemagogus ou Sabethes, que vivem em área florestal), desde o início do surto no Brasil. Já a versão urbana da doença, não é notificada no país desde 1942.
Veja Também Recentes
Pré-temporada de verão: Prefeitura aumenta fiscalização nas praias, comércios e em vans de turismo de um dia
No último final de semana, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, deu continuidade à fiscalização de atividades turísticas e comerciais nesta pré-temporada de verão. Além da orientação aos ambulantes, foi realizada outra frente de fiscalização, onde montaram uma barreira para vistoriar ônibus e vans de turismo
Campanha Outubro Rosa encerra com aproximadamente 4 mil atendimentos e reforça prevenção o ano todo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou com sucesso a Campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Durante o mês de outubro cerca de 4 mil atendimentos foram realizados com exames preventivos, para reforçar a importância
Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada
As rajadas de vento de mais de 90 km/hora que atingiram Caraguatatuba na semana passada provocaram a queda de 18 árvores de grande porte, mas também derrubaram inúmeros arbustos, principalmente nas regiões Centro e Norte do município. Desde sexta-feira (25), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está empenhada em desobstruir
Prefeitura de Caraguatatuba inicia transição de governo na próxima segunda
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (4/11) o processo de transição de governo. Para isso, foi publicado em outubro o Decreto 2.044/24 que dispõe sobre a transição do governo municipal e sobre a nomeação dos membros da respectiva equipe. A transição de governo é o procedimento institucionalizado que
Prefeitura de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo da Defesa Civil em 1º de dezembro
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo) e segue até o dia 31 de março de 2025, com o Decreto Municipal nº 2.059, assinado pelo prefeito Aguilar Junior e publicado na edição_1452 do Diário Oficial do Município Em geral, ele ocorre neste