Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de APELL em São Sebastião

Defesa Civil de Caraguatatuba participa de APELL em São Sebastião
Agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram de um APELL (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais) realizado na quarta-feira (08), em São Sebastião.

#PraTodosVerem: Integrantes da Defesa Civil e bombeiros participam de reunião de APELL em auditório (Foto: Divulgação/PMC)
Durante o treinamento os integrantes da Defesa Civil participaram de um Simulado de Emergência com o engenheiro de segurança, Lucas Rezende. As atividades também municiaram o grupo de APELL com simulado de mesa (table top), interno, e posteriormente com a comunidade (externo), visando definir o fluxo de comunicação entre os interessados.
O objetivo do APELL é preparar as comunidades próximas às áreas industriais e estabelecer formas de alertá-las para possíveis situações de emergência. A implantação do APELL em Caraguatatuba foi iniciada em 2011.
A primeira área a integrar o Apell está localizada no raio de 600 metros à direita e à esquerda do trecho terrestre do gasoduto do Projeto Mexilhão, o Gasmex. Essa área abrange os bairros Pontal Santa Marina, Jardim Britânia e parte do Jardim Aruan.
O Apell Caraguatatuba funciona com a participação do poder público, indústria e comunidade. Compõem o grupo coordenador, por meio de parceria: Petrobras, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santa Marina.
A Defesa Civil é a principal responsável pelo APELL. É ela quem cria os planos de emergência, divulga informações e mobiliza instituições parceiras, como a Prefeitura, o Corpo de Bombeiros e os serviços de saúde e trânsito.
Para o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, que também é o coordenador da Defesa Civil em Caraguatatuba, participar dos treinamentos para o gerenciamento de situações de emergência são de extrema importância. “Vidas dependem desse bom preparo e não poupamos esforços para que nossa Defesa Civil esteja sempre pronta para melhor agir em situações de crise”.
Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba localiza três motos roubadas no Jardim Gaivotas
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu, na noite de sábado (15), uma denúncia por meio do Centro de Operações Inteligentes (COI), sobre uma residência que abrigava diversas motos roubadas, no Jardim Gaivotas. No local, os guardas municipais localizariam três motos que foram furtadas, sendo uma delas já em processo

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta