Pesquisar No Site
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental.
O local já foi alvo de intervenção da Prefeitura em setembro de 2023, quando houve a demolição de outras casas construídas irregularmente em área de risco.

#PraTodosVerem: Construção irregular em área invadida no Rio do Ouro
Na época, os moradores foram devidamente informados e transferidos para as casas populares construídas pela Prefeitura, com recursos municipais, no bairro Golfinhos.
A Secretaria de Urbanismo, que coordenou a ação nesta quarta-feira, informou que o local é de extremo perigo, além de ser uma área de preservação ambiental.
Não foram encontrados moradores no local, mas a Prefeitura encaminhará o processo para a delegacia de Polícia Civil, para investigar os possíveis invasores.
O secretário da pasta, Wilber Cardozo, reforçou a importância de respeitar a legislação vigente e não invadir áreas públicas. Além de ilegal, as construções podem colocar a vida do morador em risco.
“Não agimos apenas por ser uma área de preservação ambiental, mas também como prevenção a qualquer tipo de acidente que possa acontecer. Nosso objetivo é resguardar as vidas dessas pessoas, pois se trata de uma área extremamente perigosa”.
Denúncias
A colaboração dos moradores ao denunciar é crucial, pois agiliza no processo de identificação dos locais invadidos, de forma que a Secretaria de Urbanismo e Polícia Militar conseguem agir a tempo de impedir que as construções se consolidem, além de garantir a ordem, a preservação ambiental e a segurança dos invasores.
As denúncias podem ser feitas pela Central de Relacionamento 156, do site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, do aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e do telefone 156. Em casos de flagrante, a Polícia Militar também pode ser acionada pelo telefone 190.
Veja Também Recentes

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área