Pesquisar No Site
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a Prefeitura.
A Acalento é precursora da equoterapia no Litoral Norte e se tornou uma referência em atendimento a pessoas com deficiência por meio de terapias diferenciadas. Em média, são 1.200 atendimentos por mês, sendo que, em 2023, foram 13.890 atendimentos ao longo do ano.
Essas pessoas recebem gratuitamente apoio terapêutico especializado nas áreas de Equoterapia, Terapia Especializada com multiprofissionais (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Psicopedagogia), Hidroterapia e Natação Adaptada. Dependendo da avaliação técnica, também é oferecido acompanhamento aos familiares.
Fundada em 26 de janeiro de 2005, a Acalento possui a maior equipe de técnicos no exercício da Equoterapia, no estado de São Paulo. São profissionais em diversas áreas como fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, neuropsicopedagogia, entre outras.
Sua parceria com a Prefeitura vem desde 2009, mas antes, em 2006, a Acalento foi reconhecida como Utilidade Pública Municipal. Em 2014, também foi reconhecida como Utilidade Pública Estadual.
O espaço onde está instalada a instituição fica de frente à praia, mas parece um pedacinho de área rural. Há um salão de reabilitação (mobilidade), uma piscina aquecida e coberta, um espaço lúdico repleto de livros e brinquedos, uma sala para terapia ocupacional, uma sala de comunicação alternativa e aumentativa, toda equipada com aparelhos próprios, além do um picadeiro para o trabalho com os cavalos, as baias e muitas salas para atendimento com psicólogos e demais profissionais, além de uma enorme área verde.
Um espaço bem concorrido é o saguão onde as mães aguardam seus filhos em atendimento. “Fazemos questão de darmos a essas mães um acolhimento especial pois sabemos o quanto é difícil a dedicação delas”, explica a fundadora e presidente da instituição, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi.
Ela conta que tudo começou quando ela era proprietária de uma escola infantil. “Eu tinha alunos com deficiência, que necessitavam de equoterapia. Foi então que comecei a buscar entender sobre o assunto e em 2005, fundei a Acalento. Hoje, já são 19 anos neste mesmo espaço”, explica.
Zenaide se considera uma pioneira no trabalho de inclusão. “Trabalho nessa área desde 1992, quando nem mesmo se usava o termo ‘inclusão’. Sempre me sentia em débito com as crianças que precisavam de atendimento especializado e eu não podia atendê-las. Foi então que começamos a fazer esse trabalho nos fins de semana, até que formamos essa associação e montamos essa estrutura”.
Para Zenaide, poder ajudar os pais a vencer a ansiedade de como lidar com seus filhos é uma grande satisfação. “Os pais chegam aqui sem saber como trabalhar as necessidades de seus filhos e aqui eles entendem que temos como ajudar a buscar o equilíbrio dessas crianças. O contato com a natureza, o espaço que oferecemos e essa enorme equipe multidisciplinar são fundamentais para a evolução delas”.
A coordenadora técnica Karina Mello, que é fisioterapeuta e equoterapeuta, não esconde o prazer que sente pelo seu trabalho junto às crianças e os cavalos. “É prazeroso ouvir o relato dos pais sobre a melhora e os avanços de seus filhos. Um único atendimento já é capaz de causar mudanças”, diz ela.
As mães são unânimes ao falar sobre as mudanças que a equoterapia faz em seus filhos. Isabela Cristina dos Santos Valence é a mãe de Roger, 13 anos. Ela conta que Roger tem deficiência intelectual e faz terapia há um ano. “Ele melhorou bastante!”, conta ela entusiasmada.
Elisa Emanuele tem 3 anos e também já tem um ano de terapia para uma paralisia cerebral. Sua mãe, Riviane Araújo, está orgulhosa dos avanços. “Ela nem se sustentava sozinha sentada. Hoje, ela consegue segurar o tronco, manter a cabeça em pé. Está muito melhor!”
Outro relato orgulhoso se repete quando é a vez de Vanusa Francisco da Silva falar sobre seus dois filhos, ambos autistas. Gustavo tem 14 anos e Laura tem 5 anos. Com mais de um ano de tratamento, as crianças ganharam firmeza motora, melhoraram a interação com a família. “Com a equoterapia, Gustavo até consegue hoje andar de bicicleta e Laura está firme”, comemora.
Para as mães, levar seus filhos na Acalento, é um dia de conquistas que elas somam em resultados gradativamente positivos. Para as crianças, o dia de Acalento é sempre um dia feliz.
Acalento:
Endereço: Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 6.980, Porto Novo, Caraguatatuba
Veja Também Recentes
Palestra sobre diagnóstico do câncer de mama encerra Campanha do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba
Funcionárias e funcionários das Secretarias da Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos Jurídicos e Gabinete do Prefeito assistiram à palestra “Câncer de mama tem cura! Vamos tocar nesse assunto?” na manhã desta quinta-feira (26/10), no Paço Municipal, no Centro. A atividade integra a Campanha do Outubro Rosa da Secretaria da Fazenda. A
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo “Duplos [versão 1]” e promove oficina de dança gratuita
No dia 3 de novembro, às 18 horas, o Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo, “Duplos [versão 1]”, idealizado pelo projeto Fluxo de Redes, da artista da dança Ayumi Hanada, e está em circulação por oito cidades do estado de São Paulo. Segundo a artista, o projeto é todo baseado
Campeonato Amador da 1ª e 2ª Divisões de Caraguá definem finalistas
Quatro times vão disputar a final do Campeonato de Futebol Amador pela 1ª e 2ª divisão nas próximas semanas, a partir das 11h, no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Valendo a taça, os times EC Travessão e AA Corinthians disputarão pela 2º divisão no próximo domingo (24/11).
Concessionária Tamoios aguarda 172 mil veículos com operação especial no feriado da Proclamação da República
A Concessionária Tamoios preparou uma operação especial para o feriado da Proclamação da República, celebrado na próxima sexta-feira (15/11). A expectativa é que aproximadamente 172 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios entre quinta e segunda-feira (14 e 18). Não haverá fechamento noturno para manutenção dos túneis da Serra Nova
GCM de Caraguatatuba apreende 60 cápsulas de cocaína e mais de R$ 2 mil em abordagem no Golfinhos
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba apreendeu 60 cápsulas de cocaína e aproximadamente dois mil reais em espécie, dentro de um veículo, em uma abordagem no bairro Balneários dos Golfinhos, região Centro/Sul da cidade. A abordagem ocorreu na tarde de sábado (16), quando a equipe da GCM patrulhava nas proximidades