Pesquisar No Site
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as quatro cidades.
Desde sua inauguração em 2018, já foram 618 doadoras cadastradas, sendo 894 litros de leite doados e 830 crianças beneficiadas. No espaço já foram mais de 20 mil atendimentos realizados e mais de 3 mil visitas domiciliares.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destaca que o projeto foi uma de suas propostas de governo em relação ao cuidado entre mães e bebês. “Através desse serviço podemos atender crianças de todo Litoral Norte, salvando vidas e promovendo a saúde infantil”, disse.
O espaço é de extrema importância como fomento ao aleitamento materno, pois o leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.
O Banco de Leite Humano fica junto ao Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), localizado dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher). Para ser doadora, a mãe e o bebê devem estar saudáveis e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora deve realizar exames de sangue conforme protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite.
Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são retiradas uma vez por semana pela própria equipe do Banco de Leite de Caraguatatuba.
As interessadas em doar podem procurar a unidade do Banco de Leite. O horário de funcionamento da unidade é das 7h às 17h. O telefone para dúvidas é o (12) 3897-3510.
O espaço também conta com número de whatsapp criado para facilitar a comunicação do espaço com as doadoras de leite e fornecer orientações de modo remoto. O telefone de contato é (12) 99635-3917, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Veja Também Recentes
“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas
No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo, “Lisbela e o Prisioneiro – Teatrando por Aí – O Musical”, da Trupe Garagem & Cia de Teatro, da cidade de Tatuí (SP). O espetáculo apresenta o encontro entre Lisbela e Leléu numa cidade do
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 30 pontos de sinalização de trânsito em outubro
A Prefeitura de Caraguatatuba, em outubro, instalou e recuperou 34 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais, quatro foram indicativas de lombadas, uma indicando mão única da via, uma de proibição
Caraguatatuba integra novo roteiro turístico lançado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste
Caraguatatuba, a capital do litoral Norte de São Paulo, passou a figurar entre os destinos turísticos promovidos pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) nos novos roteiros turísticos, lançados oficialmente durante a Festuris, em Gramado (RS), no último final de semana. O COSUD, criado em 2019, reúne sete estados
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Proclamação da República
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nesta sexta-feira (15/11), em função do feriado da Proclamação da República. O atendimento ao público continua na próxima segunda-feira (18), às 8h30, no Paço Municipal, e no horário habitual de cada setor. O expediente volta a ser suspenso novamente na quarta-feira
Com apoio da Prefeitura, Polícia Civil deflagra “Operação Receptação Zero”
A Polícia Civil de Caraguatatuba deflagrou na manhã desta sexta-feira (8/11) “Operação Receptação Zero” em depósitos de reciclagem e ferros velhos. A ação contou com apoio de fiscais da Secretaria de Urbanismo e vistoriou 11 depósitos de reciclagem e ferros velhos na Região Sul da cidade. O objetivo foi verificar