Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza ações de educação ambiental nas praias
Prefeitura de Caraguatatuba realiza ações de educação ambiental nas praias
Com a chegada do fim de semana, as praias começam a ter mais movimento e com isso aumenta também o hábito de descartar lixo na praia, prejudicial ao meio ambiente e à própria população.
Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, realiza o 1º Verão no Clima, uma campanha que começou no dia 4 de janeiro e encerra no dia 14 de fevereiro.
O foco é a educação ambiental, redução da produção de lixo, limpeza de praias, uso consciente da água, cuidado com trilhas e reciclagem.
Dentre várias atividades, uma tem chamado a atenção dos banhistas nas praias de Caraguatatuba, as ações de educação ambiental. Um grupo de funcionários da Prefeitura aborda as pessoas e dá dicas de conscientização para preservação do meio ambiente.
Nesta quinta-feira (11/01), na praia do Indaiá, o coordenador de equipe, João Paulo Rosa e Silva, explicou que a ação consiste em explicar aos visitantes sobre a forma correta de descarte de lixo nas praias.
“Desde que chegamos, recolhemos vários resíduos deixados no dia anterior. Nossa ideia é explicar que cada um traga sua sacola de casa e jogue fora em alguma lixeira ou até mesmo na lixeira de sua casa”, disse João Paulo.
A turista de Bauru Rosangela Pereira Venturini visita a cidade pela primeira vez e achou a iniciativa muito importante. “Eu trouxe minha sacolinha de casa, mas muita gente não traz e acaba deixando a sujeira pelo caminho. Quem sabe, com essa informação, reduza a poluição nas praias”, disse.
As ações são itinerantes e circulam entre as praias Martim de Sá (01/02 a 04/02), Centro (18/01 a 21/01 e 08/02 a 14/02), Indaiá (11/01 a 14/01) e Porto Novo (25/01 a 28/01), sempre das 8h às 18h.
No dia 27/01, será realizado um Mutirão de Limpeza na praia Mococa, com início às 8h. É uma ação aberta para a participação de voluntários. Para participar basta chegar ao local com 30 minutos de antecedência.
Saiba mais – O lixo deixado na praia pode causar vários problemas como, transmissão de doenças causada pela proliferação de insetos e roedores; contaminação de crianças e animais; ferimentos nas pessoas; poluição do mar e morte de animais marinhos; contaminação da água do mar; danos nas embarcações e prejuízos para pesca, entre outros.
Por isto, é muito importante que cada um repense suas atitudes. Já imaginou se o mar devolvesse tudo o que jogamos nele? Ou, já pensou, se o que é jogado nas praias fosse parar na frente das casas? Pense nisso!
Mais informações no site http://www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima/.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba firma parceria com Circuito Litoral Norte de São Paulo e CVC para fomentar turismo nacional e internacional
A Prefeitura de Caraguatatuba firmou parceria com o Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo e com a CVC para lançar dois novos produtos turísticos inéditos: o Circuito Litoral Norte de São Paulo 7 dias e o Circuito Litoral Norte de São Paulo 10 dias. Essa iniciativa visa
Prefeitura aumenta oferta de viagens no transporte coletivo que atende a região Sul
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que a partir de segunda-feira (16), haverá um aumento em 17% das ofertas de viagens de transporte coletivo na região Sul, durante os dias úteis. Vale destacar que não serão alterados os horários no
Caraguatatuba reúne municípios do Litoral Norte em Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, e em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual (GVS), promoveu nesta quinta-feira (28), a 2ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes de
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025
Com chegada do verão (solstício às 6h21 do dia 21 de dezembro) muitas pessoas alugam um imóvel para passar as férias com familiares e amigos em Caraguatatuba. Para se ter uma ideia, o Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba, mas
Projeto ‘Acolher’ do Fundo Social de Caraguatatuba atende 260 gestantes em quatro anos
O projeto ‘Acolher’ promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba beneficiou em quatro anos, 260 gestantes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atenção, orientação e acolhimento, com a promoção da qualidade de vida e da saúde materno-infantil. O projeto oferece dois encontros obrigatórios a cada participante, com palestras que abordaram temas