Pesquisar No Site
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
O projeto foi idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo
O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos daqui, dali e de lá. Oficinas de narração de histórias para educadores, artistas e demais interessados integram a programação.
O projeto foi idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Todas as ações do projeto são gratuitas e abertas à participação popular.
A primeira ação será a “Oficina de Narração de Histórias para Educadores”, com início previsto para o dia 18/04 e encerramento no dia 13/06, sempre às quintas-feiras das 18h30 às 21h30, com carga horária total de 24h. São 20 vagas gratuitas, por ordem de inscrição.
As inscrições serão feitas por meio de formulário neste link https://forms.gle/pYX1D9E2p8GqBhtz5 e também via Instagram @conto.prati.
Serão realizadas quatro apresentações na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt abertas ao público em geral e mais quatro apresentações em escolas públicas municipais de Caraguatatuba.
Também estão previstas oficinas de narração de histórias direcionada a educadores e também aos artistas e interessados em geral, ambas com 24h de carga-horária. As oficinas serão realizadas na Sala Pedagógica do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça do Caiçara.
O projeto
“A ideia do projeto surgiu do desejo de fomentar ainda mais o desenvolvimento da linguagem da narração artística na cidade por meio da troca de experiências adquiridas ao longo dos mais de 20 anos narrando histórias e ministrando oficinas, com os artistas de Caraguatatuba e o público. O intuito é contribuir com o desenvolvimento técnico desses artistas e demais interessados na arte da narração de histórias”, conta Guedes.
As oficinas visam, também, ampliar o olhar dos participantes para a narração artística em contexto urbano, tema da pós-graduação na Arte de Contar Histórias do ator. “Desde então venho me debruçando em pesquisas, apresentações e oficinas realizadas em diversas instituições e contextos culturais e educacionais”, enfatiza o ator.
Nas oficinas, os participantes entrarão em contato com pensamentos sobre a arte da narrativa e exercícios práticos de desenvolvimento de habilidades inerentes à linguagem. As aulas servirão, principalmente, como um ateliê de criação e formação do “Eu Narrador” de cada um.
Sobre o ator
Ailton Guedes é ator, diretor, contador de histórias, arte-educador, curador e produtor. Formado em Letras, é Pós-graduado em “A Arte de Contar Histórias”, com extensões em Arte- educação e Incentivo à Leitura. Atualmente está cursando uma pós-graduação em direção teatral. Atua como contador de histórias desde 2001 em diversos espaços, festivais, feiras literárias e ministra oficinas e cursos nessa área desde 2006 em diversas instituições como Senac e Faculdade Brasil.
Desde 2020 atua como artista orientador de teatro nas Oficinas Culturais da FUNDACC e em 2023 assumiu a direção cênica do Coral Água Viva.
Essa ação cultural é apoiada com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Mais informações no Instagram @Conto.prati, pelo telefone (11) 981939486 ou ailtonbguedes@gmail.com com Ailton Guedes.
Veja Também Recentes

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Secretaria de Serviços Públicos executa atividades de zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As limpezas, bota-foras e reparos da Secretaria de Serviços Públicos seguem simultaneamente nos bairros do Vapapesca, Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão (Bosque dos Guanandis), Pontal Santamarina, Jardim Britânia, Olaria, Jetuba, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Capricórnio II, Massaguaçu, Praia da Cocanha e Mococa (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (5/5), grupos de

Caraguatatuba inicia vistoria nos táxis do município
A Secretaria de Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (5), as vistorias anuais do transporte individual de passageiros de interesse público, os táxis. A coordenação é do setor de Fiscalização de Transporte Público e de Interesse Público, e a ação segue até a próxima

Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura
Segue aberto o credenciamento para propostas de artistas e fazedores de Cultura, com intenção de compor a programação da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com atividades e/ou criações de obras artísticas. Lançada no início de abril deste ano, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de março

Fundo Social inicia Campanha do Agasalho com dez postos de recolhimento
O Fundo Social de Caraguatatuba deu início à Campanha do Agasalho 2025 com dez pontos de coleta espalhados pela cidade. O objetivo é angariar roupas e agasalhos de frio de todas as idades, mantas e cobertores em bom estado de conservação, para serem doadas às pessoas e famílias em situação