Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva.
O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a programação de cada bairro, em período determinado, recolhendo o material reciclável separadamente do lixo comum.
A secretária adjunta da pasta, Tatiana Scian, conta que algumas empresas já foram notificadas pelo descarte irregular. “Estamos atuando firmemente para coibir a prática irregular dos comerciantes, que estão deixando seus resíduos recicláveis em locais públicos, especialmente em calçadas e áreas próximas, nos dias em que a coleta seletiva não atende o local”.
Ela explica que uma das formas de identificar o infrator é pelo descarte de papelões que estão relacionados ao tipo de comércio. “E estamos também fazendo orientações e fiscalização efetiva nos estabelecimentos”.
Outra observação feita pela secretária adjunta é que, caso o comerciante gere uma quantidade significativa de material para descarte, ou não tenha local adequado para armazenamento dentro do seu estabelecimento, esse material deve ser levado diretamente até uma das cooperativas. “Lembrando que os ecopontos não recebem nenhum tipo de material descartado por empresas, somente por munícipes”, adverte ela.
O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). Inicialmente, o autor é notificado pela fiscalização, que dá prazo de 24 horas para retirada dos resíduos. Caso não atenda o aviso da Prefeitura, o infrator pode ser multado em 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.033,20.
O flagrante pode ser denunciado pelo Canal 156 e não há necessidade de que o denunciante se identifique. Mas é importante que o denunciante registre com uma foto o ato do descarte irregular.
https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/
Endereços:
– Cooperativa Maranata: Rua Três, 121, Vila Nossa Senhora Aparecida, Caraguatatuba. Telefone: (12) 3883-2388 ou 98143-0371.
– Cooperativa Pego Recicla: Av. Circular, 200, Jaraguá, Caraguatatuba. Telefone: (12) 3889-4152.
Veja Também Recentes
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Euclydes Ferreira recebem prêmio do Programa Boa Energia nas Escolas da empresa EDP
A EMEF Professor Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, foi um dos destaques da Gincana “Xô Desperdício”, dentro do Programa Boa Energia nas Escolas, promovido pela empresa EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O vídeo produzido pelos alunos do 8º ano ficou em
No mês da consciência negra MACC apresenta exposições com temáticas Afro
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a partir desta sexta-feira (1/11), às 18 horas, três novas exposições que visam valorizar a cultura negra do município: a 3ª Mostra Coletiva da Consciência Negra, com curadoria da Comissão Setorial de Artes Plásticas; Olhos de África, com curadoria de
Pré-temporada de verão: Prefeitura aumenta fiscalização nas praias, comércios e em vans de turismo de um dia
No último final de semana, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, deu continuidade à fiscalização de atividades turísticas e comerciais nesta pré-temporada de verão. Além da orientação aos ambulantes, foi realizada outra frente de fiscalização, onde montaram uma barreira para vistoriar ônibus e vans de turismo
SAMU de Caraguatatuba completa 14 anos com mais de 180 mil atendimentos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou na última sexta-feira (22), 14 anos de atendimento no Litoral Norte. Em Caraguatatuba são mais de 180 mil atendimentos realizados em prol da população do município. Apenas neste ano, o SAMU de Caraguatatuba atendeu mais de 12 mil ocorrências, sendo a
Fiscalização da Prefeitura e Polícia Ambiental resulta em multa por desmatamento irregular
A Prefeitura de Caraguatatuba e a Polícia Militar Ambiental desencadearam nesta terça-feira (12) uma ação que resultou em dano ao patrimônio público no bairro Porto Novo. O caso foi descoberto após um monitoramento feito pela Secretaria de Urbanismo, ao notarem que o desmatamento ultrapassou áreas licenciadas, causando danos em uma