Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva.
O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a programação de cada bairro, em período determinado, recolhendo o material reciclável separadamente do lixo comum.
A secretária adjunta da pasta, Tatiana Scian, conta que algumas empresas já foram notificadas pelo descarte irregular. “Estamos atuando firmemente para coibir a prática irregular dos comerciantes, que estão deixando seus resíduos recicláveis em locais públicos, especialmente em calçadas e áreas próximas, nos dias em que a coleta seletiva não atende o local”.
Ela explica que uma das formas de identificar o infrator é pelo descarte de papelões que estão relacionados ao tipo de comércio. “E estamos também fazendo orientações e fiscalização efetiva nos estabelecimentos”.
Outra observação feita pela secretária adjunta é que, caso o comerciante gere uma quantidade significativa de material para descarte, ou não tenha local adequado para armazenamento dentro do seu estabelecimento, esse material deve ser levado diretamente até uma das cooperativas. “Lembrando que os ecopontos não recebem nenhum tipo de material descartado por empresas, somente por munícipes”, adverte ela.
O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). Inicialmente, o autor é notificado pela fiscalização, que dá prazo de 24 horas para retirada dos resíduos. Caso não atenda o aviso da Prefeitura, o infrator pode ser multado em 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.033,20.
O flagrante pode ser denunciado pelo Canal 156 e não há necessidade de que o denunciante se identifique. Mas é importante que o denunciante registre com uma foto o ato do descarte irregular.
https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/
Endereços:
– Cooperativa Maranata: Rua Três, 121, Vila Nossa Senhora Aparecida, Caraguatatuba. Telefone: (12) 3883-2388 ou 98143-0371.
– Cooperativa Pego Recicla: Av. Circular, 200, Jaraguá, Caraguatatuba. Telefone: (12) 3889-4152.
Veja Também Recentes

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne