Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe visita de técnicos da Defesa Civil do Estado para vistorias em áreas de risco

Caraguatatuba recebe visita de técnicos da Defesa Civil do Estado para vistorias em áreas de risco
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na tarde de terça-feira (23) a visita de técnicos da Defesa Civil do Estado e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que vieram fazer vistorias em áreas de risco no município.

#PraTodosVerem: Água barrenta escoa em guia da rua (Foto: Divulgação/PMC)
A equipe atendeu à solicitação do coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Júnior. Após as chuvas fortes ocorridas na cidade durante o fim de semana e a chuva contínua durante a semana, com acumulados registrados em mais de 100mm em 72 horas, o coordenador solicitou apoio do Estado para fazer uma análise das áreas mais críticas.
A vistoria foi feita em um único ponto crítico, no bairro Estrela d’Alva, região central da cidade, onde, durante as chuvas, houve um acúmulo de grande volume de lama na base da encosta de um morro e ao longo da rua Aldair José dos Santos. Foi verificado que a origem da lama é de um platô sem vegetação, no topo do morro.
Também durante a vistoria, as equipes estiveram em contato com os moradores do local, para transmitir orientações a respeito dos riscos observados na área.
A Defesa Civil municipal prossegue com o monitoramento, visando o acompanhamento da evolução dos processos de instabilidades geotécnicas, processos erosivos nos taludes e bolsões de acúmulos de água que foram detectados no topo da encosta.
Será dada atenção especial à área quando registrados altos índices pluviométricos, para os períodos de 24h e acumulados de 72h, conforme protocolos adotados nos Planos Preventivos de Contingência da Defesa Civil local.
Estado de Observação
As previsões de chuva para esta quarta (24), de acordo com o modelo WRF do CPTEC/INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é de 8 a 22 milímetros por dia. E para quinta-feira (25/1) de 8 a 25 milímetros.
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na manhã de quarta-feira, os pluviômetros registravam acumulados de 117,34mm em 72 horas no bairro Tabatinga, região Sul e 58,89mm no Rio do Ouro, região central.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Veja Também Recentes

Areia, grama e muita competição marcam fim de semana esportivo em Caraguatatuba
Eventos e competições de diversas modalidades esportivas movimentaram o último final de semana em Caraguatatuba. Na sexta-feira (21), teve a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (categoria adulto). Melhor para o time do Rio do Ouro, que foi pentacampeão após vencer a equipe do Morro do Chocolate por 5

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão