Pesquisar No Site
GCM reforça patrulhamento para coibir ação de flanelinhas que cobram irregularmente estacionamento de veículos

GCM reforça patrulhamento para coibir ação de flanelinhas que cobram irregularmente estacionamento de veículos
Em resposta às inúmeras denúncias feitas pela população com relação a ação de flanelinhas que cobram irregularmente pelo estacionamento de veículos em vias públicas, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba reforçou o patrulhamento para coibir essa prática.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Cláudio Dias, explica que é importante que o cidadão não dê dinheiro ao ser abordado por um flanelinha que cobra pela vaga de estacionamento.
“Trata-se de um crime de extorsão. Se a pessoa for abordada e se sentir constrangida ou intimidada pelo flanelinha, deve ligar para o 153 (GCM) ou o 190 (PM) para denunciar. Caso a vítima preste queixa, o flanelinha deverá ser encaminhado à Delegacia, podendo responder criminalmente”, explica o comandante.
A Operação Verão 2023/2024, iniciada no início de dezembro, conta com uma segurança reforçada nas ruas e praças de maior movimento da cidade. A GCM está trabalhando com todo seu efetivo e a ação contra os flanelinhas irregulares é realizada principalmente durante à noite em dias de shows e eventos na cidade.
A equipe da Guarda Civil Municipal tem realizado diariamente o patrulhamento e dado apoio às forças de segurança, inclusive com ações de bloqueio e abordagem de veículos, em parceria com a Polícia Militar.
Atualmente a GCM é formada por 61 integrantes, sendo sete mulheres, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
Serviço
Guarda Civil Municipal – Telefone: 153
Polícia Militar – Telefone: 190
Veja Também Recentes

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Secretaria Serviços Públicos realiza trabalhos de zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram várias atividades de zeladoria durante a semana em diversos bairros de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (17/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de galerias e consertos em ruas, avenidas, praças, prédios públicos e

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.