Pesquisar No Site
Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba intensifica ações para população em situação de rua no verão
Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba intensifica ações para população em situação de rua no verão
A chegada da temporada de verão colocou em destaque um dos serviços da Assistência Social mais significativo realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, que é o atendimento da população em situação de rua.
Esse aumento durante o verão é resultado de diversos fatores, que vão desde as migrações sazonais em busca de oportunidades de emprego na região, até fenômenos relacionados ao turismo, como a maior circulação de pessoas e a ocupação de espaços públicos. Essa realidade coloca em evidência a necessidade de ações proativas e eficazes para garantir a dignidade e a segurança desses indivíduos.
A Secretaria de Assistência Social tem buscado aprofundar e ampliar suas intervenções. Entre as medidas adotadas, destacam-se a intensificação do acolhimento em abrigos temporários e estreitamento das parcerias com organizações para suprir necessidades básicas.
É importante destacar que o trabalho vai além da assistência imediata. As ações da Prefeitura representam um compromisso com a inclusão social, com a promoção da dignidade humana e a garantia do direito de todos os cidadãos a condições mínimas de bem-estar.
O cuidado e a atenção dedicados às pessoas em situação de rua são realizados ao longo de todo o ano com critérios e avaliações técnicas. Os profissionais fazem a triagem, encaminhamento e acompanhamento das pessoas conforme suas necessidades.
Caraguatatuba conta com o Centro POP (Centro Especializado na População em Situação de Rua), SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino, Feminino e Famílias, e o CAE (Centro de Acolhida Especial Noturno) masculino e feminino. Quando encaminhadas para as Casas Transitórias, as pessoas recebem alimentação completa. Durante o acompanhamento são realizadas o Plano de Acompanhamento Individual ou Familiar, visando a reestruturação de vínculos sociais e familiares.
É importante reconhecer que as pessoas em situação de rua nem sempre são dependentes químicas. Há diversos motivos que levam alguém a viver nessa condição, como o desemprego, problemas familiares, separação, perda da moradia, entre outros. Com o atendimento adequado, é possível desenvolver o trabalho social juntamente para essas situações e também lidar com problemas relacionados ao abuso de álcool e drogas, por meio de articulações intersetoriais com as demais Políticas Públicas.
Serviços e parcerias:
CATEP – Masculina: Rua Banco Itaú, 202, Porto Novo
CATEP – Feminina e Famílias: Avenida Antônio Francisco Paschoal Peliciari, 955, Cantagalo
CAE – Avenida Sabiá Laranjeiras, 75, Jardim Terralão
Centro Pop – Rua Antônio Valente, 100 – Jardim Jaqueira.
Tel: 3888 -2582.
Restitui – Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS)
Tel: (12)99784-9860.
Veja Também Recentes
Núcleo Artístico Atlântica apresenta espetáculo “Somos Todos Alvo” com entrada gratuita
Neste domingo, 27 de outubro, às 17 horas, acontece no Auditório do Polo Cultural do Centro, o espetáculo, “Somos Todos Alvo”, com direção de Minerva Almeida. A entrada é gratuita. A peça apresenta temáticas sensíveis como vício em aposta online e relações abusivas, convidando o público a interferir diretamente no destino
Prefeitura corrige erosão provocada pelas chuvas na faixa de areia da Prainha
A Prefeitura de Caraguatatuba, nesta quarta-feira (30), trabalhou na correção da erosão provocada pelas chuvas, na faixa de areia da Prainha, região central da cidade. As fortes chuvas abriram uma vala na areia, próximo a escadaria da entrada Norte da Prainha, tornando impossível a utilização do último degrau até a
Parque Juqueriquerê participa do Empreenda Caraguatatuba e doa mais de 300 mudas nativas
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê marcou presença no Empreenda Caraguatatuba 2024, a maior feira de empreendedorismo da região, com uma participação que não apenas promoveu o parque, mas também reforçou a importância da arborização e conservação ambiental. Durante o evento, foram doadas mudas do viveiro municipal, incluindo espécies como pitangueiras,
Escolas Municipais de Caraguatatuba do Barranco Alto e Praia das Palmeiras realizam Feira de Empreendedorismo
A EMEI/EMEF João Benedito Marcondes, bairro Barranco Alto, e a EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, bairro Praia das Palmeiras promoveram nesta quinta-feira (7/11), suas respectivas Feiras de Empreendedorismo nas dependências das unidades escolares. O evento é o resultado do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria entre a
Campeonato de Futebol Amador 1ª e 2ª divisão de Caraguatatuba chega às semifinais
Os times que disputam o Campeonato de Futebol Amador da 1ª e 2ª divisão chegaram às semifinais e irão jogar neste domingo (17), no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonlçalves (Cemug) e CA Poiares, a partir das 13h. Pela 1ª divisão o jogo será decidido no campo do Cemug.