Pesquisar No Site
Cerimônia marca inauguração de mais uma unidade do Conselho Tutelar

Cerimônia marca inauguração de mais uma unidade do Conselho Tutelar
Com o objetivo de ampliar a rede de proteção e zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, a Região Sul de Caraguatatuba foi beneficiada nesta segunda-feira (18/12), com uma unidade do Conselho Tutelar, no bairro Travessão.
Com o novo espaço, o município conta com duas unidades e 10 conselheiros tutelares, cuja função é cumprir o que determina a Lei Federal 8.069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Foto: Luis Gava/PMC
A inauguração foi marcada com uma cerimônia e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes; da coordenadora do Conselho Tutelar, Ednea Dutra; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Patrícia Moreira; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Bastos de Aguilar e dos vereadores Elizeu Onofre da Silva e Vilma Teixeira de Oliveira.
Durante o evento, a coordenadora do Conselho Tutelar, Ednea Dutra, disse que a inauguração é um sonho realizado. “O município necessitava de mais uma unidade, pois a demanda de casos dessa região é grande”, explicou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, nos três primeiros trimestres, foram quase 2 mil atendimentos e a maioria da região Sul. “É gratificante ver um sonho sendo concretizado e quem ganha mais uma vez é a população”, ressaltou.
Para o prefeito Aguilar Junior, é uma alegria entregar um novo Conselho Tutelar no bairro Travessão. “Vivi mais de 25 anos aqui, voltar e oferecer esse equipamento à população me deixa muito feliz”, relatou.
O prefeito também ressaltou que será um ganho para toda a região. “Com o órgão presente, será possível acolher melhor às famílias”, finalizou.
O Conselho Tutelar atende crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplica medidas de proteção; atende e aconselha pais ou responsáveis; fiscaliza frequência nas escolas, entre outras funções previstas no ECA.
A nova unidade está instalada na Rua Caraguatatuba, 293 – Travessão, telefone (12) 3887-1602. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Veja Também Recentes

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora