Pesquisar No Site
Saíra-sete-cores é escolhida como ave símbolo de Caraguatatuba
Saíra-sete-cores é escolhida como ave símbolo de Caraguatatuba
Caraguatatuba encerrou a eleição para escolher a ave-símbolo da cidade nesta quarta-feira (20) e a saíra-sete-cores foi a grande vencedora entre as espécies candidatas, com o destaque para os 995 votos obtidos.
No total, o projeto alcançou números expressivos, com o engajamento de 2.125 pessoas que votaram na ave que mais atraiu a atenção. Todas elas receberam votos significativos, mas o embate final foi entre a saíra-sete-cores e a coruja buraqueira, que ficou em segundo lugar com 797 votos.
A eleição foi considerada um sucesso pela ampla participação popular. Os comentários carinhosos deixados pelos participantes também foram bastante significativos, com elogios à iniciativa da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Em relação à ave eleita, as considerações deixadas fizeram jus às características marcantes da Saíra-sete-cores, como o destaque para a plumagem colorida que representa bem as cores da serra, do mar e dos rios. Outro fator importante é a sua preferência por ninhos nas famosas bromélias como o ‘Caraguatá’, espécie que deu origem ao nome da cidade.
As saíras-sete-cores são aves bastante sociáveis, geralmente vistas em bandos e até mesmo bandos mistos, sendo encontradas com frequência em restingas, encostas e comedouros com frutas.
Ela é uma espécie monogâmica, ou seja, formam casais, construindo os ninhos e cuidando dos filhotes juntos. Seu nome científico “Tangara”, em tupi, significa dançarino, em razão das acrobacias que faz durante sua busca por alimento.
O projeto contou com amplo apoio da Câmara dos Vereadores, representada por Jair Silva, que aprovou os projetos de lei relacionados ao ‘Dia do Observador de Aves’ e à eleição da ave-símbolo.
Além disso, houve a parceria com profissionais da região, como o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Miguel Nema, e o responsável pela ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Eduardo Leduc.
A ONG Save Brasil também está apoiando e sendo uma importante parceira do projeto. A organização é bastante respeitada por seus mais de 15 anos de trabalho na conservação das aves e do meio ambiente.
Caraguatatuba valoriza a fauna e flora local e a iniciativa tem um grande significado para a cidade. A ave escolhida como símbolo ganhará destaque e visibilidade no ecoturismo de observação de aves, destacando a importância da preservação ambiental e o envolvimento da comunidade na criação de artesanatos relacionados à sua imagem. O projeto também contribuirá para a formação de guias de ecoturismo voltados para trilhas de observação.
O resultado superou as expectativas e todas as aves candidatas ganharam um destaque merecido neste processo, visto que cada uma, com suas peculiaridades e beleza, tornam Caraguatatuba uma cidade tão bela e colorida.
Para mais informações sobre cada ave candidata, você pode acessar a página oficial da Secretaria de Meio Ambiente no site da Prefeitura de Caraguatatuba: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ave-simbolo-de-caraguatatuba/.
Veja Também Recentes
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
Broca FC e Eduardo Stadium estão na final do Campeonato de Futsal série Prata
Nesta última quarta-feira (23/10), a quadra do Morro do Algodão abriu espaço para dois jogos decisivos, que valiam a classificação para a final do campeonato de futsal série prata. O jogo começou às 19h30, com Broca FC enfrentando os Donos da Bola, e finalizou com placar de 2 a 1,
Caraguatatuba intensifica vacinação contra Febre Amarela para pessoas não vacinadas
Por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, Caraguatatuba inicia nesta segunda-feira (4), intensificação da vacina contra a Febre Amarela para pessoas que ainda não foram vacinadas. A medida é devido ao recente registro de casos de febre amarela em Serra Negra (SP), que resultou em um óbito. Por conta disso
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
Atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev é tema de duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promove duas audiências públicas para discutir a alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017), nos dias 31 de outubro (quinta-feira) e 4 de novembro (segunda-feira), às 18h, na sede do Legislativo,