Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental realizam fiscalização contra desmatamento na Estrada do Rio Claro

Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental realizam fiscalização contra desmatamento na Estrada do Rio Claro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma ação preventiva e de fiscalização na Estrada do Rio Claro nesta terça-feira (12). A operação foi em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, com objetivo de combater o desmatamento ilegal e ocupações irregulares na região.

#PraTodosVerem: Casa construída em encosta ao longo da Estrada do Rio Claro (Foto: Divulgação/PMC)
Foram encontrados indícios de desmatamento em alguns pontos da estrada, o que alarmou os fiscais. Como resultado, uma pessoa foi autuada pela polícia ambiental durante a ação.
Esse trabalho faz parte de uma estratégia mais intensa e efetiva que está em execução pela Secretaria de Urbanismo e Polícia Militar Ambiental. O objetivo é combater invasões e ocupações irregulares, garantindo a preservação dos recursos naturais, como vegetação, rios e a fauna.
O Secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, alertou sobre a importância de coibir atividades de desmatamento e degradação do meio ambiente. “Estamos vivenciando mudanças climáticas severas, e se não tomarmos medidas para reverter essa situação, a tendência é que a situação se agrave cada vez mais”.
Foram realizados novos monitoramentos ao longo da estrada do Rio Claro, em pontos vistoriados anteriormente, porém, não foi possível contatar os proprietários.
A Prefeitura e a polícia ambiental informam que reforçarão as fiscalizações e ações preventivas tanto no local, como em diversos bairros de Caraguatatuba, para coibir a prática ilegal de desmatamento. Além disso, disponibilizam os canais oficiais para denúncias.
A Secretaria de Urbanismo atende pela Central 156, através do aplicativo, site e ligação. Para tentativas de flagrante, o 190 da Polícia Militar também pode ser acionado.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.