Pesquisar No Site
Vigilância Sanitária de Caraguatatuba realiza mais de 3 mil inspeções em estabelecimentos neste ano

Vigilância Sanitária de Caraguatatuba realiza mais de 3 mil inspeções em estabelecimentos neste ano
A Vigilância Sanitária (VISA) é um órgão ligado à Secretaria de Saúde, sendo responsável por desenvolver um conjunto de ações com objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e de prestação de serviços de interesse da saúde.

#PraTodosVerem: Fiscais durante vistoria em estabelecimento (Foto: Divulgação/PMC)
Em Caraguatatuba, a VISA tem um papel ativo na fiscalização de comércios, principalmente em ações em parceria com o grupo de Vigilância Sanitária Estadual, com a finalidade de verificar o cumprimento da legislação referente à comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos de idade, além do consumo de produtos de fumígenos nos estabelecimentos, além também de ações com as secretarias de Urbanismo e Fazenda (comércio).
Neste ano, a Vigilância Sanitária realizou 3.446 inspeções nos estabelecimentos de interesse e assistência à saúde do município. Em parceria com o estado foram mais de 1.200 inspeções sanitárias.
Segundo a diretora da saúde coletiva, Margarete Soares de Oliveira, a inspeção é uma das principais formas de atuação da vigilância sanitária e tem por objetivo verificar o cumprimento das boas práticas de funcionamento e demais determinações previstas na legislação sanitária vigente, de forma a minimizar os riscos à saúde individual e coletiva.
A VISA ainda registrou 686 orientações técnicas aos estabelecimentos e licenciou ou inspecionou 526 estabelecimentos, 37 ambulantes e 51 equipamentos de interesse a saúde.
As inspeções resultaram em 279 autos de infração, 155 auto de imposição de penalidade de multa, 43 advertências, 42 produtos apreendidos ou inutilizados e 10 estabelecimentos interditados. O valor da multa é de aproximadamente R$ 4.420, dependendo da autuação.
Denúncias podem ser realizadas na Central 156 através do aplicativo ou telefone.
Veja Também Recentes

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado