Pesquisar No Site
Caraguatatuba conquista sua melhor posição no Município VerdeAzul desde sua adesão há 7 anos

Caraguatatuba conquista sua melhor posição no Município VerdeAzul desde sua adesão há 7 anos
Caraguatatuba obteve a 12ª classificação no Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo, subindo 17 posições desde o ano passado e recebendo mais uma vez o certificado de Município VerdeAzul.

Fotos: Luis Gava/PMC
O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
O anúncio dos municípios premiados foi feito nesta quarta-feira (13), no Palácio Bandeirantes, em São Paulo, durante a comemoração de 10 anos do Programa Município VerdeAzul (PMVA). A classificação deste ano foi para 48 municípios que conseguiram atingir nota superior a 80 pontos. Caraguatatuba atingiu 89,19 pontos.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), Marcel Giorgeti, considera uma grande vitória a posição alcançada. “Foi a melhor pontuação do município desde a sua adesão ao programa, há sete anos”. Em 2016, Caraguatatuba ficou em 29ª posição e em 2015, na 51ª posição.
O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pela cidade. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.
Com o resultado positivo no ranking, os planos da Smaap são de pleitear junto ao FECOP recursos para a aquisição de equipamentos que possam ajudar no trabalho de controle da poluição, como trituradores de poda, lixeiras e eco-pontos. “Vamos estudar as prioridades antes de fazer a solicitação”, planeja o secretário.
Programa MVA
O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.
A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
Veja Também Recentes

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas