Pesquisar No Site
Caraguatatuba encerra reunião do Conselho Estadual do Idoso com participação de mais de 100 municípios

Caraguatatuba encerra reunião do Conselho Estadual do Idoso com participação de mais de 100 municípios
O segundo e último dia da 2ª reunião descentralizada do Conselho Estadual do Idoso, realizada em Caraguatatuba, no Teatro Espaço Cultural Mário Covas, contou com centenas de integrantes de Conselhos Municipais da Pessoa Idosa de todo Estado de São Paulo e profissionais de políticas públicas voltadas para o Idoso.

#PraTodosVerem: Público lota o Teatro Mario Covas (Foto: Divulgação/PMC)
O encontro foi iniciado na segunda-feira (27) e encerrou nesta terça-feira (28), com objetivo de capacitar os conselheiros e impulsionar políticas voltadas para a pessoa idosa.
A reunião contou com representantes de mais de 100 municípios do Estado de São Paulo, entre eles, São José dos Campos, Taubaté, Campinas, São Paulo, São Bernardo do Campo, Botucatu, São Simão, Ibiúna, Itapeva e Lorena.
No segundo dia de evento, foram abordados temas como: Velhice LGBT; Como tornar o Fundo Municipal da Pessoa Idosa um instrumento de captação de recursos e financiamento de projeto e Perspectivas; e ainda Desafios no trabalho das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) sob a ótica da interdisciplinaridade/atendimento integral Saúde e Assistência Social.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba, Amauri Barboza Toledo, falou brevemente sobre a forte captação de recursos municipais, oriundos do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a Zona Azul. O assunto despertou o interesse de todos os presentes.
Amauri explicou que 25,10% do valor arrecadado com a cobrança de estacionamento rotativo (Zona Azul) vai diretamente para o Fundo Municipal do Idoso, que possui um conselho deliberativo para definir como é usada a verba. “É uma arrecadação de recursos forte e contamos também com um Conselho Municipal extremamente participativo”, disse ele.
Outro tema de destaque da reunião foi a perspectiva e o desafio no trabalho das instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) sob a ótica da interdisciplinaridade/atendimento integral saúde e assistência social.
Amauri também teve a oportunidade de falar sobre a experiência de Caraguatatuba na instalação, em novembro, da primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência (ILP) administrada pelo município, em todo o país.
Referência
Caraguatatuba foi escolhida como sede do evento por ser referência no atendimento ao idoso no Estado de São Paulo. A cidade foi recentemente eleita a 16ª melhor para se viver com 60 anos ou mais no Brasil. Caraguá conta com diversos equipamentos voltados para o idoso, e recentemente inaugurou a primeira Instituição de Longa Permanência (ILP) da região, destinada ao idoso e à pessoa com deficiência.
Durante o evento, foram realizadas apresentações culturais com a Orquestra de Violão e de Dança de Salão e dos alunos da oficina de canto de coral.
Veja Também Recentes

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Caraguatatuba recebe palestra sobre saneamento em celebração ao Dia Mundial da água
Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, Caraguatatuba recebe uma palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, sobre a importância de preservar os recursos hídricos. O evento será no dia 27 de março. A palestra é aberta ao público, gratuita, e ministrada pelo professor

Mais de 5 mil alunos iniciam aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc nesta semana
Teve início na última segunda-feira (10/3), as aulas das oficinas culturais oferecidas pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), nos nove polos distribuídos de norte a sul da cidade, nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Ponte Seca, Centro, Jetuba e Massaguaçu, além do Polo Cultural Profª Adaly

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Caraguatatuba é sede do 1º Fórum da Educação Étnico-Racial e Quilombola
Caraguatatuba recebeu professores, educadores e profissionais da cultura locais e dos municípios de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, para o “1º Fórum Étnico-Racial e Quilombola – Um olhar para a equidade racial nas Escolas Públicas do Litoral Norte de São Paulo”, realizado pela Diretoria Regional de Ensino, na sexta-feira (14),