Pesquisar No Site
Sepedi faz roda de conversa sobre o Novembro Azul para prevenção ao câncer de próstata
Sepedi faz roda de conversa sobre o Novembro Azul para prevenção ao câncer de próstata
A Secretaria dos Diretos da Pessoa com Deficiência do Idoso (Sepedi) da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu na tarde de sexta-feira (24) uma roda de conversa sobre o Novembro Azul, mês que promove a prevenção ao câncer de próstata.
O evento foi realizado no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), onde mais de 200 pessoas acompanharam as palestras proferidas pela médica geriatra Regina Clara e pelo médico urologista Paulo Sérgio, ambos da rede pública de Saúde.
Para a Dra. Regina Clara, eventos como esse são extremamente importantes. “Gostamos inclusive que as mulheres participem pois são elas que incentivam seus esposos a cuidarem da saúde, a fazerem exames”. A médica destaca que os exames ajudam a fazer diagnósticos precoces, com grandes chances de cura, por meio de tratamentos adequados.
Todos os anos, a Prefeitura de Caraguatatuba promove a Campanha Novembro Azul, para lembrar ao público masculino sobre a importância dos exames preventivos para evitar o câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.
A próstata é uma glândula que só o homem possui. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela também é responsável pela produção de parte do sêmen.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento da expectativa de vida.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos de idade, com fatores de risco ou com 50 anos sem fator de risco devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também deve ser realizado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Veja Também Recentes
“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas
No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo, “Lisbela e o Prisioneiro – Teatrando por Aí – O Musical”, da Trupe Garagem & Cia de Teatro, da cidade de Tatuí (SP). O espetáculo apresenta o encontro entre Lisbela e Leléu numa cidade do
Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada
As rajadas de vento de mais de 90 km/hora que atingiram Caraguatatuba na semana passada provocaram a queda de 18 árvores de grande porte, mas também derrubaram inúmeros arbustos, principalmente nas regiões Centro e Norte do município. Desde sexta-feira (25), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está empenhada em desobstruir
14º Festival do Mexilhão supera expectativas e comercializa 1,5 tonelada do molusco
O 14º Festival do Mexilhão, realizado no último final de semana, encerrou com chave de ouro o calendário gastronômico de 2024. Organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o festival movimentou a economia local ao comercializar cerca de 1,5 tonelada de
Campanha de vacinação contra a febre amarela imuniza 474 pessoas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela, com 474 pessoas imunizadas. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde como medida preventiva para aumentar a cobertura vacinal da população e proteger contra a doença. O público-alvo da campanha foram pessoas não
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica trabalhos de limpeza na cidade com força tarefa
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba, adotou um cronograma diferenciado nas atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários próprios do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada