Pesquisar No Site
Ao completar um ano, GCM de Caraguatatuba comemora com índices de criminalidade em queda

Ao completar um ano, GCM de Caraguatatuba comemora com índices de criminalidade em queda
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba está comemorando um ano de sua implantação e os reflexos positivos do seu trabalho no município, integrado às forças policiais, já são apontados nas estatísticas.

#PraTodosVerem: GCMs ao lado de motos em frente a uma escola(Foto: Divulgação/PMC)
Dados comparativos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam uma queda nos índices de criminalidade, referentes às ocorrências de 2022 e 2023. Destacando que a GCM foi implantada em dezembro de 2022.
As estatísticas da SSP apontam que os furtos tiveram uma queda considerável, passando de 1.738 em 2022 para 1.249 em 2023. Já os roubos caíram de 354 em 2022 para 266 em 2023, assim como os roubos de veículos, passando de 31 no ano passado para 12 este ano.
Mais dados indicam que houve diminuição nos casos de estupro (de 89 em 2022 para 65 em 2023) e de vítimas de homicídio doloso (31 em 2022 e 24 em 2023). Tentativas de homicídio foram 32 em 2022 e 25 em 2023, assim como lesão corporal seguida de morte, houve um caso em 2022 e nenhum em 2023.
Benfeitorias para mais segurança
Diversas benfeitorias vem sendo implantadas ao longo do período, que vão desde o trabalho da GCM em apoio a Polícia Militar, como também criação do Centro de Operações e Inteligência (COI), espaço em que é possível visualizar a cidade e consequentemente mapear, através de equipe multidisciplinar: AFT, GCM e PM as áreas que possuem as câmeras de monitoramento, uma importante ferramenta na prevenção de crimes e ocorrências de acidentes.
Além disso, com a GCM, o patrulhamento preventivo nas escolas foi intensificado e o atendimento de vítimas de violência passou também a ser feito por meio dos aplicativos SOS Escola e Caraguá Pra Elas, com a implantação do botão do pânico.
Os investimentos na corporação prosseguem e a GCM, formada por 63 integrantes, recebeu uniformes, armamentos, viaturas e motos. Periodicamente a GCM tm também recebido formação por meio de palestras e cursos de aperfeiçoamento.
O prefeito Aguilar Junior lembra que a segurança pública é uma obrigação do Estado, mas comemora a queda dos índices de violência e criminalidade no município. “A criação da GCM é fator determinante para essa queda na criminalidade e sabemos o tamanho dos esforços que empreendemos para sua criação. Hoje, colhemos os frutos positivos desse trabalho, na certeza de que ainda podemos melhorar e vamos trabalhar firmemente para isso”.
Serviço
Guarda Civil Municipal
Telefone: 153
Veja Também Recentes

Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba
Inclusão e superação. O Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, foi palco, na quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. Nove cidades participaram do evento, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim,

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada