Pesquisar No Site

Caraguatatuba ganha primeira Instituição Municipal de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência

Destaques
Caraguatatuba ganha primeira Instituição Municipal de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência
Caraguatatuba ganha primeira Instituição Municipal de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência

Caraguatatuba inaugurou nesta terça-feira (14/11) a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência (ILP) administrada pelo município, em todo o país.

Mais de 200 pessoas participaram da cerimônia de entrega da instituição, que leva o nome de Maria Lúcia Baracat Vieira, a Mamalu.

#PraTodosVerem: Prefeito fala ao microfone durante cerimônia (Foto: Divulgação/PMC)

A presidente da Fundacc, Malu Baracat, filha de Mamalu, agradeceu emocionada a homenagem. “Não consegui encontrar alguém que falasse qualquer coisa contra minha mãe. Ela era adorada por todos e ela adorava alimentar a todos. Ter seu nome neste local tão especial, próprio para que as pessoas tenham mais longevidade pelo tratamento carinhoso, diferenciado, me alegra muito. Não tenho como agradecer essa homenagem”.

Também emocionado, o secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, falou de sua felicidade pela escolha do nome. “Para dar um nome a esse equipamento maravilhoso e tão especial que é a ILP, tinha que ser alguém forte, maravilhosa, que fez o bem e Maria Lúcia Baracat Vieira foi uma escolha feliz. E se hoje podemos contar com esse equipamento inédito no país foi graças a oportunidade oferecida pelo prefeito Aguilar Junior e ao trabalho incessante da minha equipe, que se esforçou muito para tornar tudo isso realidade. Somos uma equipe forte e nossa ILP vai ser um ambiente de muita paz e muito carinho”.

#PraTodosVerem: Prefeito descerra a placa inaugural ao lado de Malu Baracat, seus netos e filha e autoridades (Foto: Divulgação/PMC)

Ao descerrar a placa inaugural, o Prefeito Aguilar Junior falou sobre a escolha do nome da ILP: “Todas as vezes que buscamos um nome para um equipamento público, nos perguntamos o que essa pessoa fez pela população. Mamalu tinha um carinho enorme por todos e não poderia deixar de ser eternizada por nós. Tenho certeza de que, onde quer que ela esteja, estará feliz com essa homenagem”.

Também participaram do evento o presidente da Câmara, Tato Aguilar, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, secretários, vereadores e demais autoridades.

A homenageada

Nascida em 1943 na cidade de São Paulo, Maria Lúcia Baracat Vieira, a Mamalu, mudou-se para Caraguatatuba em 1984 com seus filhos Marcelo, Malu e Maria Cristina. Ao chegar aqui se envolveu em vários trabalhos voluntários principalmente junto às irmãs da Capela do Ipiranga, na época administrada pela Irmã Inocência. Em 1989 auxiliou a freira na “barraca” da Festa Julina na Praça de Eventos do Centro e o sucesso do macarrão da Mama foi tão grande, que junto com seu genro a época, Budu Kashiura, abriram o Restaurante Mamalu. Mas, mesmo assim nunca deixou de alimentar os mais necessitados. Não era difícil encontrá-la parando na praça e distribuindo marmita para todo o pessoal que guardava carro no local. Sempre doce e prestativa, era chamada de “titia” por todos. Faleceu em 2020 deixando milhares de órfãos, filhos, netos, sobrinhos e bisnetos emprestados que até hoje sentem falta da comidinha da Mama!

A ILP

#PraTodosVerem: Fachada do ILP com a placa denominando Maria Lucia Baracat Vieira (Foto: Divulgação/PMC)

O empreendimento foi construído no bairro Pontal de Santamarina, Região Centro-Sul da cidade, em uma área de 2.856 m².

O local conta com 46 vagas (40 para idosos e seis para pessoas com deficiência), banheiros adaptados e acessíveis, Academia da Terceira Idade (ATI), sala de informática, espaço gourmet, sala multimídia, amplo espaço arborizado, refeitório, rouparia, administração e lavanderia. O investimento gira em torno de R$ 1,2 milhão.

Na instituição, os idosos e pessoas com deficiência serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar.

Além da ILP Municipal, a Sepedi possui convênio com outras três instituições de longa permanência para acolhimento de 89 idosos em situação de vulnerabilidade, além da Residência Inclusiva para pessoas com deficiência.

Lembrando que a institucionalização segue o Estatuto da Pessoa Idosa e acontece quando mesmo se encontra em situação de risco, violência e ou vulnerabilidade extrema, que não possua família ou que a mesma não apresente condições de cuidar do idoso. As demandas serão encaminhadas pela rede à Sepedi, que avaliará os casos juntamente com as equipes das instituições.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba é sede do 1º Fórum da Educação Étnico-Racial e Quilombola
Caraguatatuba é sede do 1º Fórum da Educação Étnico-Racial e Quilombola

Caraguatatuba recebeu professores, educadores e profissionais da cultura locais e dos municípios de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, para o “1º Fórum Étnico-Racial e Quilombola – Um olhar para a equidade racial nas Escolas Públicas do Litoral Norte de São Paulo”, realizado pela Diretoria Regional de Ensino, na sexta-feira (14),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 18/03/2025
Caraguatatuba recebe etapa regional de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes nesta quarta-feira
Caraguatatuba recebe etapa regional de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes nesta quarta-feira

Caraguatatuba será sede, nesta quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. A competição ocorre no Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, com diversas modalidades. Participam da seletiva as cidades do Conselho Regional das Apaes do Alto Tietê e Litoral Norte.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/03/2025
GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/03/2025
Caraguatatuba é destaque em tecnologia e recebe reconhecimento como cidade digital
Caraguatatuba é destaque em tecnologia e recebe reconhecimento como cidade digital

O governo municipal de Caraguatatuba foi destaque tecnológico e recebeu o reconhecimento de cidade digital da Webinar RCD (Vale do Paraíba e Litoral Norte). O trabalho da pasta de Tecnologia e Informação chamou a atenção dos organizadores do evento e o secretário de Tecnologia da Informação, Rubens Alexandre da Costa,

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Secretaria de Tecnologia da Informação Publicado em 28/03/2025
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/04/2025