Pesquisar No Site
Banco de Leite Humano arrecada 135 litros neste ano e segue com captação de novas doadoras

Banco de Leite Humano arrecada 135 litros neste ano e segue com captação de novas doadoras
O Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba continua a procura de novas doadoras de leite materno para suprir a demanda de recém-nascidos prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris, que atende toda a região do Litoral Norte.

#PraCegoVer: Entrada do Centro de Atendimento Materno Infantil – CEAMI, com porta de vidro adesivada na cor rosa e desenho ilustrando uma mão e o bebê (Foto: Divulgação/PMC)
O objetivo é coletar 25 litros de leite por semana. Neste ano, até o mês de outubro, 135 litros de leite foram coletados. Houve uma queda na coleta, em comparação com o mesmo período no ano passado, quando as doações ultrapassaram 340 litros.
Um litro de leite materno doado pode ajudar a salvar a vida de até 10 recém-nascidos por dia, por isso, o espaço reforça a importância de mais mamães serem doadoras e contribuírem com esta causa.
Segundo a enfermeira e coordenadora do espaço, Ana Cláudia Oliveira, atualmente o Banco de Leite tem 25 doadoras ativas, mas a ideia é alcançar novas mães e assim suprir as demandas dos hospitais.
A extração do leite é realizada pela própria mãe, quando for conveniente para ela, e a quantidade também fica a critério da doadora. Por isso, é importante que mais mulheres estejam dispostas à doação.
Para ser doadora, a mãe e o bebê devem estar saudáveis e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora deve realizar exames de sangue conforme protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite.
Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são retiradas uma vez por semana pela própria equipe do Banco de Leite de Caraguatatuba.
As interessadas em doar podem procurar a unidade do Banco de Leite CEAMI, localizado dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. O horário de funcionamento da unidade é das 7h às 17h. O telefone para dúvidas é o (12) 3897-3510.
O espaço também conta com número de whatsapp criado para facilitar a comunicação do espaço com as doadoras de leite e fornecer orientações de modo remoto. O telefone de contato é (12) 99635-3917, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Veja Também Recentes

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro