Pesquisar No Site
Ação preventiva da Prefeitura amplia sistema de drenagem e prepara Caraguatatuba para período de chuvas fortes

Ação preventiva da Prefeitura amplia sistema de drenagem e prepara Caraguatatuba para período de chuvas fortes
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba vem realizando sistematicamente ações preventivas para ampliar e melhorar a drenagem de águas pluviais em todo o município.
O trabalho visa preparar os bairros para períodos de chuvas intensas, evitando assim enchentes e alagamentos.
Os principais trabalhos são desassoreamentos de córregos e valas, limpeza de canais, reparos de emissários danificados, troca de aduelas e tubulações para mais capacidade de drenagem, troca e limpeza de caixas de inspeção, entre muitas outras ações.
Em 2023, um dos principais trabalhos foi o desassoreamento e afundamento da calha do rio Santo Antonio, no trecho entre as três pontes que cortam o rio: próxima ao hospital Stella Maris, perto da Delegacia de Polícia e próxima à praia.
O objetivo é facilitar o escoamento das águas, evitando assim o transbordo do principal rio que corta a região central. As máquinas da Sesep trabalharam dentro do rio, com todos os cuidados para não causar qualquer dano ambiental.
Outros rios que cortam a cidade e recebem cuidados semelhantes são o Gracuí e o Cocanha, na região Norte, além do Guaxinduba, no final da praia Martim de Sá, no centro.

#PraTodosVerem: PC é operada por funcionário, levantando estrutura de concreto de emissário quebrado pela ressaca (Foto: Divulgação/PMC)
Na Martim de Sá, uma ação recente da Sesep foi a retirada de partes dos emissários de águas pluviais danificados pela força da maré. A equipe realinhou os emissários tirando a tubulação quebrada da faixa de areia que normalmente é atingida pela ressaca, evitando assim reincidência.
A praia do centro também possui emissários que, constantemente requerem a atenção da Sesep. Trimestralmente esses emissários são desobstruídos por máquinas escavadeiras que abrem caminho na areia para as águas de chuva chegarem ao mar.
A limpeza de canais é outra ação importante para a drenagem de águas. Toda vegetação e areia que entopem as estruturas de concreto dos canais são retiradas com uma periodicidade de cerda de 30 a 40 dias. Exemplos desses canais que constantemente recebem limpeza são os da av. Brasil, av. Siqueira Campos e av. Jundiaí, na região do bairro Sumaré.
Córregos e valas

#PraTodosVerem: Retroescavadeira é operada por funcionário em vala de drenagem no Pegorelli (Foto: Divulgação/PMC)
As ações para melhorar a drenagem também chegam à região Sul, onde há o maior número de valas e córregos. Trata-se de uma região de planície, que não facilita a drenagem natural das águas pluviais e por esse motivo recebe atenção especial da Prefeitura.
Uma das mais relevantes valas é a que tem início na rua Shibata (Perequê Mirim) e desemboca no rio Juqueriquere. Com uma extensão de 4km, ela passa também pelos bairros Pegorelli, Travessão e Barranco Alto. Trata-se de uma vala de grande importância para o sistema de drenagem da região Sul. Esse ano já é a terceira vez que a Sesep executa seu desassoreamento.
Estes mesmos bairros também são cortados por outros córregos e valas que requerem atenção e que constantemente são desassoreadas. Na região Centro/Sul, destacam-se as valas dos bairros Porto Novo, Pontal Santamarina e Morro do Algodão.
Na região Centro 2, estão as valas de drenagem dos bairros Jardim Gaivotas, Jardim Jaqueira e Rio do Ouro. No centro, estão os bairros Martim de Sá e Casa Branca/Olaria. Por fim, na região Norte, a atenção se volta para as valas que cortam o Massaguaçu e o Alto Jetuba.

#PraTodosVerem: Aduelas instaladas no Rio Tabatinga para melhorar a vazão das águas (Foto: Divulgação/PMC)
O bairro mais ao Norte de Caraguatatuba, Tabatinga, onde sempre há um registro de chuvas mais intensas, recebeu 15 metros de novas aduelas e 30 metros de tubulação para formar um canal de drenagem para melhorar a vazão das águas do Rio Tabatinga.
Troca de tubulações pequenas por maiores, para aumentar a capacidade de drenagem também faz parte do conjunto de ações que melhoram a capacidade de drenagem. Entre os bairros beneficiados estão: Pegorelli (ruas Rio Negro, Rio Amazonas, avenida Circular e Sítio Guacá); Tinga (ruas João Jacinto da Silva, Aparecida Oliveira Moreira, Higino Martins, Francisco José da Silva e Maria Aparecida Oliveira Moreira), Aruan (avenida Almirante Tamandaré); Martim de Sá (rua Timbiras); Jardim Santa Rosa (rua Dois, sentido à Lagoa Azul).
Vale lembrar que todas essas ações citadas são executadas pela Secretaria de Serviços Públicos. Obras de grande porte com o mesmo com objetivo de aperfeiçoar o sistema de drenagem são realizadas pela Secretaria de Obras Públicas. O conjunto deste trabalho reflete a preocupação da Prefeitura em priorizar este trabalho que tanto beneficia a população de Caraguatatuba.
Veja Também Recentes

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a