Pesquisar No Site
Prestação de contas da Secretaria de Saúde destaca mais de 14 mil consultas somente em especialidades neste ano
Prestação de contas da Secretaria de Saúde destaca mais de 14 mil consultas somente em especialidades neste ano
A Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2023 da Secretaria de Saúde foi apresentada nesta sexta-feira (29), na Câmara Municipal, pelo secretário de Saúde, Gustavo Boher, juntamente da secretária adjunta, Derci Andolfo, e equipe técnica de diversos departamentos da Secretaria.
O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar e demais vereadores estiveram presentes e levaram suas considerações sobre os serviços prestados pela pasta.
A audiência pública é um instrumento de diálogo estabelecido com a sociedade para apresentação, fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde, oferecendo transparência, legalidade e legitimidade aos atos da Administração Pública.
A Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 em seu art. 36 e 41 determina que seja elaborado relatório detalhado das ações e gastos com as despesas em saúde, referente ao quadrimestre anterior, estabelecendo limites dentro dos quais deverá ser apresentado o referido relatório, sejam eles, final dos meses de maio, setembro e fevereiro.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destacou os investimentos feitos nos últimos anos pela gestão, sendo uma administração que investe recursos na pasta, prova disso, são os números de atendimentos de urgência e emergência e especialidades.
“Atualmente temos em média, 60 mil atendimentos médicos por mês nas UPAs, UBSs e Casa de Saúde Stella Maris. Nas especialidades, o AME que é do Estado, disponibiliza 1.333 consultas por mês, o Hospital Regional são 218 consultas por mês e a Prefeitura oferece 6.776 consultas médicas de especialidades por mês. É um número quatro vezes maior do que o governo estadual oferta. Por isso, reforço que é uma gestão municipal que se preocupa em melhorar a saúde do município”, destacou.
Em relação ao número de atendimentos foi apresentado que nos meses de maio a agosto deste ano, as três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) realizaram 82.620 consultas médicas de adulto e 29.747 de pediatria. Mais de 122 mil acolhimentos com a enfermagem foram realizados e 2.316 consultas odontológicas. Permaneceram em observação de até 24h, 1.435 adultos e 234 crianças.
A Secretaria de Saúde agendou 12.528 consultas no Centro de Especialidades Médicas do Centro e no Porto Novo; 5.331 no Ambulatório Médico de Especialidades (AME); 10 mil na Casa de Saúde Stella Maris; 872 no Hospital Regional do Litoral Norte e 303 pacientes foram encaminhados para consultas em outras cidades.
Além disso, foram agendados 7.708 exames na rede municipal, como mamografia, raio-X, densitometria óssea, entre outros. Para o AME, foram feitos 3.854 agendamentos; 4.472 para Casa de Saúde Stella Maris; 2.707 no Hospital Regional do Litoral Norte e 172 para outras cidades.
A Casa de Saúde Stella Maris teve 2.455 internações, sendo 272 eletivas e 2.183 de urgência. Dessas, 696 foram cirúrgicas, 639 médicas, 57 psiquiátricas, 701 obstétricas e 362 pediátricas. A unidade ainda realizou 17.207 consultas médicas de urgência e emergência no período. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram 757 pacientes adultos internados e 676 neonatal.
O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) realizou 2.981 consultas com ginecologista e 1.328 de pré-natal, 412 com a equipe de enfermagem, 85 com assistente social, 88 com nutricionista e 757 atendimentos psicológicos.
Na Atenção Básica foram 60.043 consultas médicas e 28.873 de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde.
A prestação de contas completa pode ser visualizada no canal do youtube da Câmara Municipal.
Veja Também Recentes
Câmara recebe 1ª audiência pública do orçamento de 2025 de Caraguatatuba na próxima segunda-feira
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será tema de duas audiências públicas na próxima segunda-feira (4/11) e no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o
Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social
A Prefeitura de Caraguatatuba divulga nesta terça-feira (05) em Diário Oficial do Município, a classificação para concessão de bolsas de estudos no Colégio Módulo para alunos em vulnerabilidade social. Veja aqui O processo seletivo teve a finalidade de conceder um total de 39 bolsas de estudos, que vão de 33,33%
Procon de Caraguatatuba fornece orientações para compras na Black Friday 2024
A Black Friday de 2024 será marcada por grandes descontos em vários tipos de produtos e serviços na próxima sexta-feira (29/11). A Black Friday (a sexta-feira após o Dia de Ações de Graças nos Estados Unidos), incorporada ao mercado brasileiro, é a penúltima data importante para o comércio antes do
Prefeitura continua com obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro. As intervenções preveem a construção do Centro de Exposições, calçadas, infraestrutura elétrica e hidráulica, além de banheiros e espaço administrativo. As redes de água e esgoto também
Empresa EDP apresenta Projeto Verão e promete equipes fixas no Litoral Norte
A EDP apresentou nesta quinta-feira (07/11) o Projeto Verão para as cidades administradas pela concessionária. Segundo a empresa, haverá reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares. Em caso de necessidade, será realizada a migração de técnicos de outras