Pesquisar No Site
Prefeitura alinha estratégias com Agentes Comunitários de Saúde para aumentar cobertura vacinal da população
Prefeitura alinha estratégias com Agentes Comunitários de Saúde para aumentar cobertura vacinal da população
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Epidemiológica reuniu nesta quarta-feira (27), cerca de 180 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para alinhar estratégias de como aumentar a cobertura vacinal da população, em especial de crianças e adolescentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 milhões de vidas são salvas anualmente com a extinção das doenças, em decorrência da vacinação.
Segundo a secretária de Saúde, Derci Andolfo, é preciso definir ações de como melhorar a cobertura vacinal, que nos últimos anos está baixa e conta com o apoio desses profissionais que são o elo entre a população e o Poder Público, levando informações e buscando o público faltoso.
Na ocasião foi apresentada a taxa da cobertura das vacinas deste ano, onde nenhuma alcança a taxa de 90%, além do número de faltosos por cada unidade de saúde, totalizando 2.432 pessoas em atraso, entre crianças e adolescente.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Helienne Santos, a vacina vai além da proteção individual, ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas. “As Campanhas são compostas de metas e só é considerada um sucesso quando este objetivo é atingido. Se o município não atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, pode até perder recursos”, explicou.
Diante disso, foi criada uma estratégia de como atingir o público faltante e superar a resistência da população à vacinação. Será feita uma campanha casa a casa, alinhada com o mutirão de vacinação no sábado, dia 7 de outubro. Os Agentes farão uma busca ativa, com a detecção de faltosos e a imunização na residência.
A enfermeira responsável pela imunização, Silvia Fernandez dos Santos, explicou que a vacina não é obrigatória, mas é importante, pois previne doenças. “Caso o pai ou responsável não queira vacinar seu filho, terá que assinar um termo de recusa da vacinação, se responsabilizando por qualquer eventualidade que possa vir a acontecer”, destacou a enfermeira.
A Prefeitura aproveita para reforçar que os pais procurem as unidades de saúde para conferir se a carteira de vacinação dos filhos está em dia. Vacinas salvam vidas!
Veja Também Recentes
Concessionária Tamoios aguarda 172 mil veículos com operação especial no feriado da Proclamação da República
A Concessionária Tamoios preparou uma operação especial para o feriado da Proclamação da República, celebrado na próxima sexta-feira (15/11). A expectativa é que aproximadamente 172 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios entre quinta e segunda-feira (14 e 18). Não haverá fechamento noturno para manutenção dos túneis da Serra Nova
Certificados de reservistas do alistamento de 2024 podem ser retirados na Junta Militar de Caraguatatuba
Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) estão disponíveis para a retirada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba, no Centro. Este ano, os brasileiros do sexo masculino nascidos em 2006 fizeram o alistamento militar obrigatório nas
Defesa Civil do Estado alerta para chuvas intensas e fortes rajadas de vento no litoral Norte
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste, entre quinta e sexta-feira (7 e 8), que criará condições para pancadas de chuva forte no Litoral Norte, com possibilidade de intensas rajadas de vento. Há previsão para
Prefeitura de Caraguatatuba limpa valas de drenagem da região Sul para as chuvas de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, esta semana, continua com o trabalho de limpeza das valas de drenagem que cortam o bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O mesmo trabalho também está sendo realizado nas valas que corta a região do Poço das Antas. No Pegorelli, a ação, realizada pela Secretaria de
Feiras de Artes e Artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abriu nesta terça-feira (12), novo edital de chamamento para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim