Pesquisar No Site
Prefeitura propõe remodelação de convênio para disponibilizar mais vagas de creche em região com fila de espera

Prefeitura propõe remodelação de convênio para disponibilizar mais vagas de creche em região com fila de espera
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, continua com o processo de remodelação de convênio mantido hoje para atendimento de crianças em creche no bairro do Tinga.
Atualmente, a Secretaria de Educação possui um convênio com a Associação de Amparo e Proteção às Crianças e Adolescentes, que administra a Creche Santo Antônio. O valor mensal repassado à entidade é de aproximadamente R$ 100 mil.
A remodelação se faz necessária por conta da estagnação da demanda de crianças no bairro Tinga, pois no local já existem duas escolas já administradas pelo município: CEI Professora Telma do Amarante Veiga, inaugurado em 2010, com capacidade para 151 crianças, sendo 15 vagas disponíveis; e o CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, inaugurado em 2013, com capacidade para 410 crianças e com 44 vagas disponíveis.
Segundo a Secretaria de Educação, as unidades escolares já atendiam boa parte das necessidades da região. Com as obras do Contorno, houve uma diminuição populacional no bairro pela desapropriação de residências e migração de moradores para outras regiões da cidade.
Com isso, surgiu a necessidade de se criar vagas em outros bairros, onde há fila de espera. A Secretaria de Educação, em setembro do ano passado, propôs à administração da creche conveniada a abertura de vagas em locais onde há necessidades urgentes voltadas às crianças bem pequenas, ou seja, de 0 a 3 anos.
“A intenção da Secretaria de Educação não foi a de encerrar o convênio, pelo contrário, a ideia era ampliar o atendimento, mas levando as vagas para as regiões e bairros em que ainda existe demanda. Infelizmente tal mudança não foi aceita pela entidade. Nossa intenção, com isso, é zerar a fila de espera na cidade inteira e, por isso, necessitamos realizar essas remodelações.”, explicou a secretária de Educação, Márcia Paiva.
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba ressalta que as crianças do bairro não terão prejuízos, uma vez que suas matrículas já estão asseguradas em unidades escolares já existentes nos bairros.
Hoje, a creche atende 66 crianças que ficarão até o final do presente ano letivo. Destas, 22 já vão para outra unidade escolar por causa da mudança da etapa cursada para a 1ª Fase. As demais irão para o CEI/EMEI Professora Maria Elma Mansano e CEI Professora Telma do Amarante Veiga Santos que possui vaga para tal e ficam há aproximadamente 800 metros da atual creche.
Adesão feita
O outro convênio administrado pela Secretaria de Educação é com a Creche Meimei, que também atuava no bairro do Tinga e que recebe mensalmente algo em torno de R$ 69 mil.
O mesmo processo de negociação foi feito e a remodelação foi prontamente aceita pela direção da entidade.
Com isso, um espaço no Morro do Algodão foi adaptado para atender 78 alunos. Hoje, a Meimei atende 31 crianças de Berçário II (1 a 2 anos), enquanto no bairro Morro do Algodão serão atendidas 78 crianças do Berçário I,Berçário II, Maternal I e II (0 a 3 anos).
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de indivíduo indiciado por sequestro
A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu um alerta de monitoramento do Centro de Operações Inteligentes (COI), na segunda-feira (3) de que um indivíduo procurado da justiça circulava em um veículo tipo modelo motorhome. A ocorrência foi informada também pelo secretário de Mobilidade Urbana e Proteção

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre