Pesquisar No Site
Conheça as vencedoras do Prêmio Empresa Inclusiva 2017
Conheça as vencedoras do Prêmio Empresa Inclusiva 2017
Os vencedores do IV Concurso Empresa Inclusiva de Caraguatatuba deste ano foram: na categoria microempresa, o quiosque Balaio Caiçara; pequena empresa, Paideia Instituto Educacional e Cultural; e Serramar Shopping, na categoria grande empresa. A solenidade foi realizada na sexta-feira (1º/12), no Hotel Colônia da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp), no bairro Porto Novo.
O concurso tem o objetivo de premiar empresas privadas que adotem padrões de acessibilidade no
espaço físico e que possibilitem a empregabilidade de pessoas com deficiência.
Os prêmios foram de R$8 mil na classificação micro e pequeno porte e de R$10 mil para grande porte. O Selo Empresa Inclusiva pode ser utilizado nas veiculações publicitárias para promover serviços e produtos da empresa.
A proprietária do quiosque Balaio Caiçara, Shananda Rafi, disse que ela e os colaboradores ficaram muito felizes com a conquista. “Quando nos colocamos no lugar do outro, ampliamos nossos horizontes. Assim foi conosco e agora queremos ir além e oferecer mais conforto e lazer, aos frequentadores com deficiência, além das rampas e banheiros acessíveis. Já estamos pensando num cardápio em Braille e aplicativos que facilitem a vida desses clientes. O valor recebido será investido em aperfeiçoar a inclusão do nosso estabelecimento”, declarou.
Este foi o segundo ano que a escola Paideia, no Centro, participou do concurso. Na avaliação da diretora mantenedora, Gislene Angélica Conceição, a conquista da certificação coroou o trabalho desenvolvido pela instituição.
“Temos duas unidades: uma no Sumaré e outra no Centro, que é nova e foi construída dentro dos princípios de acessibilidade. Continuamos a investir em adequações de acordo com orientações técnicas e o resultado nos deu muito orgulho. O prêmio será empregado para adaptações no prédio do Sumaré. Cada um deve fazer sua parte para transformar o mundo em um lugar inclusivo. Nós continuaremos nessa direção”, afirmou Gigi.
Este ano concorreram nove empresas na categoria microempresa (até nove funcionários), dez na categoria pequeno porte (10 a 49 funcionários) e duas na categoria grande porte (acima de 99 funcionários). Na categoria médio porte (50 a 99 empregados) houve apenas uma inscrição e, por este motivo, sua participação foi descartada.
Os participantes também assistiram palestra com o empresário Marcelo Pires, proprietário de um posto de gasolina em São Sebastião e da empresa Consolidar, que tem experiência bem sucedida em contratar pessoas com deficiência.
O prefeito Aguilar Júnior foi representado na cerimônia pelo vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Eugênio de Campos Júnior.
Critérios
As empresas participantes foram avaliadas por uma comissão julgadora, formada por profissionais interdisciplinares que já desenvolvem trabalhos na área de inclusão e acessibilidade. Dois critérios foram julgados: Empregabilidade e Mercado de Trabalho e também Acessibilidade.
Na primeira área foram analisados os seguintes itens: contratação e tempo de serviço; condições de trabalho; quantidade de pessoas com deficiência; tipos e graus de deficiências; critérios para seleção; capacitação referente à atividade e função profissional; sensibilização com a equipe de trabalho; e valorização.
Na segunda, as questões: atendimento prioritário; estacionamento ou área de embarque e desembarque; calçada e entrada do estabelecimento; circulação; ambientes; mobiliário interno; sanitários; sistema de comunicação e sinalização; e tecnologia assistiva empregada.
Veja Também Recentes
Golfinhos ganha nova creche para 146 crianças
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta semana a entrega oficial de mais uma creche, desta vez no bairro Golfinhos. Trata-se de um convênio com a SOAPROC (Associação de Amparo e Proteção a Criança e ao Adolescente) para atender 146 crianças de zero a 3 anos; Essa é a segunda unidade
Caraguatatuba é reconhecida em dupla premiação por eliminar transmissão vertical de HIV e Sífilis
Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (12), o prestigiado 6º Prêmio Luiza Matida, em reconhecimento à sua conquista na eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis congênita. A cidade integrou um grupo de 34 municípios do estado de São Paulo que receberam a dupla certificação. A cerimônia de premiação ocorreu durante
Câmara encerra audiências públicas do orçamento e das alterações da LDO 2025 de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
A Câmara Municipal promove a segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na próxima quarta-feira (13/11), a partir das 18h, no seu plenário, no Centro. A proposta que altera parcialmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO –2.731/2024) para elaboração e execução
Penúltima parcela do ISS Fixo e das taxas de licença de Caraguatatuba vence nesta quinta-feira
A quinta parcela das seis do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima quinta-feira (21/11) e a última, no dia 20 de dezembro (sexta-feira). Os carnês online estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e