Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba lança campanha “Cidade Limpa, Responsabilidade de Todos!”

Prefeitura de Caraguatatuba lança campanha “Cidade Limpa, Responsabilidade de Todos!”
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Urbanismo e Serviços Públicos (Sesep), deu início à campanha “Cidade Limpa, Responsabilidade de Todos!” com o intuito de conscientizar os moradores sobre a importância de manter o ambiente urbano limpo.

#PraTodosVerem: Resto de poda e resíduos descartado em via pública (Foto: Divulgação/PMC)
Um dos principais focos da campanha é combater o hábito de alguns moradores de fazer a limpeza de suas casas e descartar o lixo diretamente na rua, na expectativa de que a Prefeitura se encarregue de recolhê-lo. Além disso, foram identificados pontos viciados de descarte de materiais de poda e até mesmo de resíduos inservíveis, o que configura uma infração sujeita a punição, podendo chegar a uma multa no valor de R$ 2.744,00.
Com o slogan “Jogue no lixo, não na rua!”, a campanha tem como objetivo principal conscientizar a população sobre os danos causados pelo descarte inadequado de lixo nas ruas. Além disso, busca encorajar as pessoas a serem responsáveis e a utilizarem as lixeiras corretamente. A iniciativa também tem como meta reduzir os custos com limpeza pública e promover a sustentabilidade.
Dentre as estratégias adotadas pela campanha, destaca-se a ênfase na educação. Serão realizados workshops, palestras e aulas nas escolas, abordando a importância de cuidar do ambiente urbano e despertando nos alunos o senso de responsabilidade em relação à limpeza da cidade.
As mídias sociais também desempenharão um papel fundamental na divulgação da campanha. Será criada uma hashtag exclusiva para o projeto, na qual serão compartilhadas histórias de sucesso de pessoas que contribuem para manter a cidade limpa. Essa abordagem pretende sensibilizar a população e estimular a participação de todos.
Outra estratégia da campanha será o desenvolvimento de materiais visuais impactantes, como pôsteres e vídeos, que evidenciarão os problemas e consequências decorrentes do descarte inadequado de lixo. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para a importância de mudar seus comportamentos em relação ao descarte de resíduos.
A ação também buscará promover programas de reciclagem, incentivando a separação correta do lixo e fomentando a consciência ambiental entre os moradores. Além disso, haverá uma intensa fiscalização, com a aplicação mais rigorosa das leis municipais e a punição daqueles que descartarem lixo de maneira incorreta.
A prefeitura também pretende estabelecer parcerias com empresas locais, de modo a apoiar a campanha e oferecer incentivos aos cidadãos que participarem da iniciativa. Entre as medidas estão descontos em produtos ou serviços para quem aderir à causa.
Para fortalecer o engajamento comunitário, a prefeitura está planejando organizar eventos de limpeza em áreas problemáticas da cidade, nos quais os voluntários se reunirão para realizar mutirões de limpeza.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, o objetivo da campanha é fazer com que cada cidadão se torne um fiscal ativo, zelando pelo bem-estar da cidade e assumindo a responsabilidade pela limpeza e conservação do ambiente urbano. “A participação de todos é fundamental para o sucesso da campanha e para a construção de uma cidade mais limpa, organizada e sustentável”, reforçou.
Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação