Pesquisar No Site
Prefeitura reforça importância da valorização da vida em evento alusivo à Campanha Setembro Amarelo

Prefeitura reforça importância da valorização da vida em evento alusivo à Campanha Setembro Amarelo
Diversos profissionais e estudantes da área da saúde lotaram o auditório da Fundacc na manhã desta quinta-feira (14), para abordar sobre a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, ou melhor, o mês que reforça sobre a importância da valorização da vida.

#PraTodosVerem: Médica em cima do palco durante palestra (Foto: Divulgação/PMC)
Com uma programação repleta de palestras sobre o tema com profissionais da Secretaria de Saúde que atuam diretamente nesta área, foi possível desmitificar o assunto, que muitas vezes, de forma errônea, é abafado para que não aumente a incidência de casos. Porém nos dias de hoje, acredita-se que a abordagem aberta e adequada sobre a questão pode ajudar as pessoas a buscar assistência.
A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, destacou sobre como os profissionais e pessoas próximas podem ajudar a minimizar a dor do outro, olhando com atenção e ajudando a passar por este momento difícil.

#PraTodosVerem: Autoridades em cima do palco durante palestra (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a coordenadora do setor de saúde mental do município, Cecília Piauí, diariamente cerca de 30 pessoas buscam acolhimento no CAPS com pedidos de ajuda. “É um número expressivo e todos os esforços são feitos para que nenhum paciente fique sem atendimento. É um momento de reflexão para crescimento profissional e como pensarmos juntos para ampliar este trabalho”, disse.
Já o secretário de Saúde, Gustavo Boher, reforçou os sinais de alerta que os profissionais de toda rede precisam identificar. “É preciso ter empatia no atendimento e multiplicar a informação. Conhecer um pouco do que podemos perceber e passar para quem está próximo da gente”, ressaltou.

#PraTodosVerem: Prefeito faz abertura do evento (Foto: Divulgação/PMC)
Presente no evento, o prefeito Aguilar Junior disse ser um mês em que temos que valorizar o que há de melhor: a vida. “Às vezes aquele sorriso pode esconder uma dificuldade de alguém que precisa de ajuda e um olhar atento do profissional faz toda a diferença. Muito já foi investido na área da saúde mental e vamos buscar ampliar cada vez mais para que nossa população tenha um atendimento de qualidade”, afirmou.
O evento ainda contou com apresentação musical da banda ‘New Time’, formada por jovens da Casa Beija Flor.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, até junho deste ano foram notificadas 28 tentativas de suicídio de pessoas na faixa etária até 17 anos de idade. Já em pessoas com mais de 18 anos foram 66 notificações.
A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão abertas para atender qualquer pessoa que queira ajuda. Elas são a porta de entrada para qualquer atendimento.

#PraTodosVerem: Banda de jovens da Casa Beija faz apresentação (Foto: Divulgação/PMC)
Equipamentos municipais:
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3886-2701.
– Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD): Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil: Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309.
Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.
Veja Também Recentes

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em