Pesquisar No Site
Prefeitura reforça importância da valorização da vida em evento alusivo à Campanha Setembro Amarelo
Prefeitura reforça importância da valorização da vida em evento alusivo à Campanha Setembro Amarelo
Diversos profissionais e estudantes da área da saúde lotaram o auditório da Fundacc na manhã desta quinta-feira (14), para abordar sobre a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, ou melhor, o mês que reforça sobre a importância da valorização da vida.
Com uma programação repleta de palestras sobre o tema com profissionais da Secretaria de Saúde que atuam diretamente nesta área, foi possível desmitificar o assunto, que muitas vezes, de forma errônea, é abafado para que não aumente a incidência de casos. Porém nos dias de hoje, acredita-se que a abordagem aberta e adequada sobre a questão pode ajudar as pessoas a buscar assistência.
A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, destacou sobre como os profissionais e pessoas próximas podem ajudar a minimizar a dor do outro, olhando com atenção e ajudando a passar por este momento difícil.
Segundo a coordenadora do setor de saúde mental do município, Cecília Piauí, diariamente cerca de 30 pessoas buscam acolhimento no CAPS com pedidos de ajuda. “É um número expressivo e todos os esforços são feitos para que nenhum paciente fique sem atendimento. É um momento de reflexão para crescimento profissional e como pensarmos juntos para ampliar este trabalho”, disse.
Já o secretário de Saúde, Gustavo Boher, reforçou os sinais de alerta que os profissionais de toda rede precisam identificar. “É preciso ter empatia no atendimento e multiplicar a informação. Conhecer um pouco do que podemos perceber e passar para quem está próximo da gente”, ressaltou.
Presente no evento, o prefeito Aguilar Junior disse ser um mês em que temos que valorizar o que há de melhor: a vida. “Às vezes aquele sorriso pode esconder uma dificuldade de alguém que precisa de ajuda e um olhar atento do profissional faz toda a diferença. Muito já foi investido na área da saúde mental e vamos buscar ampliar cada vez mais para que nossa população tenha um atendimento de qualidade”, afirmou.
O evento ainda contou com apresentação musical da banda ‘New Time’, formada por jovens da Casa Beija Flor.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, até junho deste ano foram notificadas 28 tentativas de suicídio de pessoas na faixa etária até 17 anos de idade. Já em pessoas com mais de 18 anos foram 66 notificações.
A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão abertas para atender qualquer pessoa que queira ajuda. Elas são a porta de entrada para qualquer atendimento.
Equipamentos municipais:
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3886-2701.
– Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD): Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil: Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309.
Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.
Veja Também Recentes
Orçamento de Caraguatatuba para 2025 é aprovado na Câmara Municipal em 1º turno
A Câmara Municipal aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba por maioria de votos em primeiro turno na sessão ordinária da última terça-feira (26/11). O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano em R$ 1.316.180.623,00. A proposta passará
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 30 pontos de sinalização de trânsito em outubro
A Prefeitura de Caraguatatuba, em outubro, instalou e recuperou 34 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais, quatro foram indicativas de lombadas, uma indicando mão única da via, uma de proibição
EMEF Professora Maria Moraes promove concurso de enfeites natalinos com materiais recicláveis para encerrar ano letivo
Mais de 200 enfeites de Natal já foram produzidos pelos alunos e alunas da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, no Jardim Gaivotas, e já enfeitam as dependências da unidade escolar. Os trabalhos concorrem a uma premiação no dia 7 de dezembro, no Dia da Família na Escola. A ideia
14º Festival do Mexilhão supera expectativas e comercializa 1,5 tonelada do molusco
O 14º Festival do Mexilhão, realizado no último final de semana, encerrou com chave de ouro o calendário gastronômico de 2024. Organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o festival movimentou a economia local ao comercializar cerca de 1,5 tonelada de
Massaguaçu vive dias especiais com chegada de um bom swell
Localizada na região Norte de Caraguatatuba, a Praia do Massaguaçu é um dos pontos preferidos dos surfistas da cidade para a prática do esporte. Além de ser de tombo, a areia abaixo da linha d’água é marcada por imperfeições provocadas pelas ondas e a correnteza das marés, condição que impossibilita