Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba retém imposto de renda na fonte após decisões da Receita Federal e STF

Prefeitura de Caraguatatuba retém imposto de renda na fonte após decisões da Receita Federal e STF
A Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba vai recolher o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) dos pagamentos efetuados pelo fornecimento de produtos, cessão de bens, prestação de serviços, contínuos ou pontuais, e na execução de obras contratadas pelo município.
A medida, prevista no Decreto 1.862/2023, se baseia nas Instruções Normativas da Receita Federal do Brasil (RFB) n° 1.235/2012 e nº 2.145/2023, além da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no Recurso Extraordinário nº 1.293.453, com repercussão geral (Tema 1.130/jurisprudência) sobre a questão.
É obrigatório constar nos documentos fiscais e comerciais de fornecedores e prestadores de serviços da Prefeitura de Caraguatatuba, o destaque do IRRF ou embasamento legal de sua não incidência, além do valor bruto do título e o valor líquido devido, sob pena de sofrer a retenção sobre o valor total.
Essa retenção dispensa as demais previstas na legislação do imposto de renda e não se aplica às retenções das contribuições sociais (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público/PIS-PASEP, Contribuição para Financiamento da Seguridade Social/COFINS e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido/CSLL).
Não estão sujeitos à retenção, na fonte, do imposto de renda os pagamentos efetuados a templos religiosos e partidos políticos; instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos; instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural, científico e às associações civis; sindicatos, federações e confederações de empregados; serviços sociais autônomos, criados ou autorizados por lei; conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas, fundações de direito privado e a fundações públicas; condomínios edilícios; e cooperativas.
Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas no Departamento Financeiro, através do email: contabilidade.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3897-8130 (Área de Contabilidade). A Secretaria da Fazenda fica no Paço Municipal, localizado na Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro. O atendimento ao público é das 8h30 às 16h30.
Constituição Federal
Os artigos 157 e 158 da Constituição Federal, em seus incisos I, estabelecem que aos Municípios, Estados e ao Distrito Federal, pertence à titularidade das receitas arrecadadas com o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), incidente sobre valores pagos pelo ente federativo, suas autarquias e fundações a pessoas físicas ou jurídicas contratadas para a prestação de bens ou serviços.
O Supremo Tribunal Federal (STF), em fevereiro de 2022, certificou o trânsito em julgado, do acórdão de mérito RE (Recurso Extraordinário) 1293453, da repercussão geral (Tema 1130), e definiu que o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, pertencem aos entes federativos, suas autarquias e fundações.
Veja Também Recentes

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Caraguatatuba lança campanha para Imposto de Renda Solidário 2025
Contribuintes de Caraguatatuba já podem destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI). A campanha Imposto Solidário 2025 foi lançada nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria dos

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba
Agricultores familiares de Caraguatatuba iniciaram o curso de produção e colheita de cogumelo shiitake na quarta-feira (19) e seguem em atividade até esta sexta-feira (21). A capacitação é realizada no sítio São Jorge, da produtora Graziela Frugoli Bustamante, situado no Poço da Anta. É uma parceria entre o Sindicato Rural