Pesquisar No Site
Em média, três mulheres são detectadas com câncer de mama em mutirões da Prefeitura
Em média, três mulheres são detectadas com câncer de mama em mutirões da Prefeitura
Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, em média, três mulheres são constatadas com câncer de mama dentro dos mutirões realizados pela Prefeitura.
Comparando esse dado com o número de pessoas que fazem o exame (aproximadamente 100 mulheres por mutirão), a estatística se mostra alarmante. E o Setor de Mamografia e Oncologia do município está muito preocupado com a gravidade destes casos, segundo a gerente administrativa do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Nádia Maia.
“Elas estão deixando a saúde de lado. Já vi casos de mulheres que disseram estar com um nódulo, mas que isso não era algo preocupante e que em outro momento ela cuidaria disso. Isso não pode acontecer de forma alguma, quanto mais tempo você demora a iniciar o tratamento, mais agravante fica a doença”, afirmou a gerente.
O processo de detecção do câncer de mama é simples. A munícipe deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e pedir o agendamento da mamografia. Posteriormente ela receberá o encaminhamento para o exame e se alguma alteração for detectada durante a mamografia, a paciente será encaminhada para o ultrassom e terá o diagnóstico final de um mastologista.
Mutirão do último sábado (2/12)
A Prefeitura de Caraguatatuba não atingiu a meta de realizar 100 mamografias no mutirão. Foram 88 pacientes, sendo que 71 foram agendadas e 17 mulheres foram encaixadas na hora para o procedimento.
A Secretaria de Saúde contabilizou 29 ausências no mutirão do último sábado, algo que chama atenção do secretário de Saúde, Amauri Toledo. “As mulheres precisam ter a consciência que sem uma boa saúde elas não vão conseguir realizar todas as suas inúmeras tarefas diárias. Por isso os cuidados com a saúde devem ser priorizados. Procure sua UBS, não falte no exame, cuide-se”, disse o secretário.
Veja Também Recentes
No mês da consciência negra MACC apresenta exposições com temáticas Afro
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a partir desta sexta-feira (1/11), às 18 horas, três novas exposições que visam valorizar a cultura negra do município: a 3ª Mostra Coletiva da Consciência Negra, com curadoria da Comissão Setorial de Artes Plásticas; Olhos de África, com curadoria de
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
Festival de Artes Marciais recebe mais de 2 mil pessoas em Caraguatatuba”””””””””””””””””””
O 3º Festival de Artes Marciais, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba e em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no último sábado (2). Com a participação de aproximadamente mil atletas de diferentes modalidades, integrantes do
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Polícia Ambiental e CCZ de Caraguatatuba aplicam R$ 165 mil em multas e recolhem 57 animais em situação de maus tratos
A Polícia Militar Ambiental (PMA) em ação conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba atenderam duas denúncias nesta semana, sobre maus tratos a animais. As ações resultaram em 57 animais recolhidos e aplicação de multas que chegam a R$ 165 mil. A primeira denúncia foi na