Pesquisar No Site
Agosto Dourado: alunos de medicina da UNITAU conhecem Banco de Leite Humano de Caraguatatuba

Agosto Dourado: alunos de medicina da UNITAU conhecem Banco de Leite Humano de Caraguatatuba
Cerca de 120 alunos do curso de medicina da UNITAU visitaram o Banco de Leite Humano de Caraguatatuba, na tarde desta quarta-feira (30), como programação da Campanha Agosto Dourado e das práticas integradoras das atividades escolares.

#PraTodosVerem: Enfermeira responsável mostra os frascos de leites armazenados dentro de geladeira. Todos usam touca na cabeça para evitar contaminação do ambiente (Foto: Divulgação/PMC)
Os estudantes conheceram passo a passo de como funciona o processamento do leite desde que chega à unidade. Foi explicado o procedimento correto durante a ordenha do leite, para que não haja contaminações ou acidez elevada, além do processo correto do armazenamento, evitando a contraindicação e perda do leite.
Para evitar descarte dos leites recebidos, é importante ter total atenção na hora da ordenha, como explicou a enfermeira responsável, Ana Claudia de Oliveira. “Deve ser um momento tranquilo, com cuidados com a mama e com boa higienização, evitando assim sujidades e acidez elevada”, destacou.
Os alunos passaram por todas as salas do processo de pasteurização como sala da ordenha, esterilização, coleta e laboratório de controle de qualidade microbiológico e sanaram dúvidas do equipamento.

#PraTodosVerem: Alunos dentro das salas do Banco de Leite conhecem espaço (Foto: Divulgação/PMC)
O leite materno coletado é pasteurizado e aprovado pelo controle de qualidade, para depois ser distribuído aos recém-nascidos da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris.
Os alunos também conheceram sobre os serviços ofertados pelo Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba, que busca o fortalecimento de vínculo entre mãe, pai e filho para contribuir com a formação saudável das crianças, por meio de aulas de shantala bebê, banho de ofurô, curso de gestante, hora da papinha e diversos outros grupos educativos.
Interessadas em doar podem procurar a unidade do Banco de Leite CEAMI, localizado dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. O horário de funcionamento da unidade é das 7h às 17h. O telefone para dúvidas é o (12) 3897-3510.
Veja Também Recentes

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e