Pesquisar No Site
Mais de 250 alunos da rede municipal recebem palestra sobre ‘Linha Sem Cerol’

Mais de 250 alunos da rede municipal recebem palestra sobre ‘Linha Sem Cerol’
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, continua sua campanha educativa ‘linha sem cerol’ com a realização da terceira palestra, nesta quarta-feira (30), na EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu. A iniciativa já envolveu mais de 250 alunos desde o início das atividades no começo de agosto.
O principal objetivo do evento foi conscientizar os jovens estudantes sobre os riscos associados ao uso do cerol, linha chilena e outras linhas cortantes em pipas. A Prefeitura tem se concentrado nas escolas da rede municipal de ensino, priorizando as crianças como seu público-alvo, a fim de promover uma conscientização em larga escala e transformar os hábitos negativos relacionados ao uso de cerol e linhas cortantes.

#PraTodosVerem: Alunos do 4º ano da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares recebem palestra sobre ‘Linha sem Cerol’ (Divulgação/PMC)
A palestra foi ministrada por Alex Catapani, fiscal de posturas da Secretaria de Urbanismo, e direcionada aos alunos das turmas dos 4° anos. Com sua experiência e conhecimento sobre o assunto, Catapani esclareceu os riscos envolvidos nesta prática, diferenciou os tipos de linhas e abordou a regulamentação que proíbe o uso dessas linhas cortantes em pipas. Além disso, foram compartilhados relatos de acidentes envolvendo linhas com cerol.
Durante a palestra, os alunos demonstraram grande interesse e contribuíram com comentários pertinentes, como Lívia de Sousa Santos, de 9 anos, que destacou o perigo das linhas enroscarem nas fiações dos postes públicos. “Essas linhas que cortam podem se enroscar nos fios dos postes também. Se a gente tentar pegar a pipa, acabamos tomando um choque.”, disse.
A utilização irresponsável de linhas cortantes pode resultar em consequências graves, como acidentes e até mesmo fatalidades. Por isso, a Prefeitura está empenhada em alertar toda a sociedade sobre os perigos envolvidos e encorajar a adoção de práticas mais seguras e responsáveis quando se trata da diversão com pipas.
Outros colegas também contaram que a palestra foi muito importante para aprender sobre os locais adequados para essa prática e como brincar de maneira saudável. Gustavo Francisco Cortes Amaral, de 10 anos, explicou que já sabia dos perigos da linha com cerol e, inclusive, contou a seu pai. “Já ensinei que não podemos usar o cerol, pois, além de machucar a nossa mão, também pode ferir outras pessoas”, explicou.
A palestra também foi bastante elogiada pelos alunos Wesley Lucas Cruz Nascimento, de 10 anos, Daniel Felipe de Matos Oliveira e Samara da Silva Rangel de Oliveira, ambos de 9 anos, todos estudantes do 4° ano C, que além de enaltercerem a importância do tema se comprometeram a repassar as informações adiante, alertando amigos e pais sobre a responsabilidade de soltar pipas com segurança.
A utilização irresponsável dessas linhas pode resultar em consequências graves, como acidentes e até mesmo fatalidades. A Prefeitura está empenhada em alertar toda a sociedade sobre os perigos envolvidos e encorajar a adoção de práticas mais e responsáveis.
A Secretaria de Urbanismo realizará uma última palestra no início de setembro, também na EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, para alunos do 5° ano. O evento está marcado para o dia 06/09.
A última etapa da campanha será a realização de um campeonato de pipa na cidade, que terá como objetivo reunir e promover a interação das crianças, jovem e até adultos, mostrando como o ato de soltar pipa pode ser divertido e seguro.
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de