Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba atende locais atingidos pelos ventos fortes

Defesa Civil de Caraguatatuba atende locais atingidos pelos ventos fortes
A Defesa Civil de Caraguatatuba prestou atendimento às localidades mais afetadas pela ventania da última quinta-feira (24/8). Além do atendimento emergencial da Defesa Civil executando a poda de árvores, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) também realiza limpeza nos bairros da região centro-sul, onde os danos foram mais significativos, até a próxima semana.

#PraTodosVerem: Funcionário executa corte de árvore caída sobre via (Foto: Divulgação/PMC)
Foram registradas seis quedas de árvores e estragos em imóveis em decorrência da chuva e dos ventos fortes da última quinta-feira, em cinco bairros do município. A velocidade do vento variou de 80 km/h a 90 km/h. O shopping Serramar foi um dos locais afetados, mas sem vítimas.
Apesar dos estragos, os agentes não foram acionados para atender escorregamentos em áreas de risco do município e não houve vítimas.
Quatro árvores caíram em ruas do Golfinhos, Pontal Santamarina, Jardim Aruan e Ponte Seca. A ventania derrubou outras duas árvores em residências dos bairros Golfinhos e Massaguaçu, mas ninguém se feriu. Uma igreja, no Jardim Britânia, ficou destelhada e teve a fachada derrubada pelo vento. A Defesa Civil interditou o templo religioso por tempo indeterminado.
Os agentes também registraram o desabamento de dois muros, um no Benfica e outro no Jardim Britânia. Além dessas ocorrências, a Defesa Civil também vistoriou os danos causados em uma residência no Benfica. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. O número funciona no regime de plantão de 24h.
Reparos
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) mobilizou esforços para enfrentar os estragos ocasionados pelos intensos ventos que atingiram a região na quinta-feira (24). Os trabalhos concentraram-se principalmente nos bairros da região centro-sul, onde os danos foram mais significativos, incluindo áreas como Jardim Gaivotas, Golfinhos, Pontal Santamarina e Jardim Britânia.

#PraTodosVerem: Funcionário executa corte de árvore caída sobre via (Foto: Divulgação/PMC)
A maior parte das demandas atendidas pelas equipes dizia respeito à remoção de árvores caídas, podas e supressão de árvores comprometidas. Alguns incidentes deixaram árvores bloqueando vias, dificultando a passagem de veículos, ciclistas e pedestres, o que gerou urgência nas operações de desobstrução.
Além das operações de remoção, as equipes se dedicaram a realizar a limpeza dos bairros, com uma atenção especial voltada para a região sul. Devido à magnitude dos danos e à alta demanda por intervenções, a expectativa é que os serviços continuem durante a próxima semana, visando garantir a completa recuperação das áreas afetadas.
Para a execução eficaz dessas atividades, foram empregados caminhões guindaste equipados com cestos e diversos maquinários, incluindo motosserras, que foram essenciais para a remoção das árvores tombadas, bem como para as tarefas de poda e supressão.
Previsão do tempo
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a frente fria deve permanecer até domingo (27), criando condições para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento, mas os acumulados não serão tão expressivos na maior parte do Estado. Para o litoral paulista, os acumulados tendem a serem significativos, logo, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o Climatempo, as áreas de instabilidade tendem a se espalhar mais e a chuva ganha força e fica mais constante e volumosa, principalmente no litoral de São Paulo (incluindo a Baixada Santista e Litoral Norte), na Costa Verde (RJ) e no Grande Rio. Nestas regiões os totais acumulados de chuva podem variar entre 100 e 150 milímetros até a próxima segunda-feira (28/08).
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser