Pesquisar No Site
Professores alfabetizadores concluem semestre letivo com Workshop do artista Carlo Cury
Professores alfabetizadores concluem semestre letivo com Workshop do artista Carlo Cury
Equipe do Apoio Pedagógico e professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira (28/11) de Workshop com o artista plástico Carlo Cury, onde conheceram um pouco mais do processo de criação das cerâmicas que compõem a exposição Origens Nativos. O encontro ocorreu na Secretaria de Municipal de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá.
O tema Índios está na grade curricular dos alunos do 1º ano e como o artista e ceramista Carlo Cury conhece muito da cultura indígena, tanto caiçara quanto brasileira, foi convidado pela Secretaria de Educação para enriquecer a formação dos docentes.
Para as professoras do Apoio Pedagógico, Érika Miskolci e Soraia dos Reis Lima a reunião foi a melhor forma encontrada para finalizar o projeto desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2017.
“O Workshop complementou tudo que aprendemos sobre cerâmica, cultura indígena brasileira, este ano, e poderemos repassar aos novos alunos no ano que vem.”, disse Arlinda Rocha Pereira Martins, docente na EMEI/EMEF Profª Aída de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro.
Já para o artista plástico Carlo Cury a proposta do trabalho com os docentes foi o de levar um pouco da vivência e tradição da arte da cerâmica indígena.
“Trabalhamos com argila e grafismos que representam animais com os quais as crianças estão acostumadas – peixes, tartarugas e aves. Assim os trabalhos desenvolvidos em sala de aula contemplaram não só a cultura indígena mas também o meio ambiente e sua preservação”, afirmou Cury.
Carlo Cury é formado em Arquitetura pela Faculdade Bela Artes de São Paulo, mas foi nas artes plásticas que construiu uma extensa produção. Atualmente, tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus (arqueologia) e aldeias indígenas.
Veja Também Recentes
No mês da consciência negra MACC apresenta exposições com temáticas Afro
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a partir desta sexta-feira (1/11), às 18 horas, três novas exposições que visam valorizar a cultura negra do município: a 3ª Mostra Coletiva da Consciência Negra, com curadoria da Comissão Setorial de Artes Plásticas; Olhos de África, com curadoria de
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira|), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Campeonato Amador da 1ª e 2ª Divisões de Caraguá definem finalistas
Quatro times vão disputar a final do Campeonato de Futebol Amador pela 1ª e 2ª divisão nas próximas semanas, a partir das 11h, no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Valendo a taça, os times EC Travessão e AA Corinthians disputarão pela 2º divisão no próximo domingo (24/11).
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de
Professora da rede municipal apresenta experiência em sala de aula no Seminário Internacional da Faculdade de Educação da USP
A experiência em sala de aula, da professora Michele Lúcia Moreira Barbosa, no 2º ano, da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, bairro Indaiá, foi uma das selecionadas para apresentação dentro do 23º Seminário Internacional de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. O evento foi na Faculdade de Educação da