Pesquisar No Site
Fórum de Política para Mulheres reúne mais de 100 pessoas na Fundacc

Fórum de Política para Mulheres reúne mais de 100 pessoas na Fundacc
Mais de 100 pessoas participaram do 1º Fórum Municipal de Políticas para Mulheres, realizado em Caraguatatuba, no sábado, dia 25 de novembro, data lembrada como o “Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher”. O evento foi realizado pela Prefeitura e o Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF).
O tema do fórum foi “Conscientização da sociedade na luta contra violência à mulher”. Durante o evento foram debatidos e avaliados projetos e ações para otimizar o atendimento desse público no município.
Participaram profissionais em assistência social, saúde, educação e outras áreas, não só da rede pública de Caraguatatuba, mas também de todo o litoral Norte.

Fotos: Divulgação/PMC
A presidente do CMCF, Graziela Chacon Borba, contou a história da criação do Conselho e prestou homenagem a uma das criadoras do Clube da Mulher, Cida Waac. A entidade tornou-se, em 1997, o CMCF. Graziela também fez uma breve apresentação do diagnóstico de atendimentos feitos na Delegacia da Mulher, em Caraguatatuba.
A advogada do Conselho, Sandra Amado, apresentou ao público uma Cartilha que fala sobre as formas de prevenção à violência e a procuradora do Município, Márcia Paiva de Medeiros, falou sobre a criação da Lei Maria da Penha, a história de sua inspiradora e sobre as outras diversas formas de violência, que não a violência física.
A Saúde da Mulher também foi tratada durante o Fórum, pela médica da rede pública, Hebe Teixeira Soares. Os temas abordados foram sexualidade, a importância dos auto-exames entre outras questões levantadas pelo público.
Também na área da Saúde, a enfermeira Ana Cláudia Tripac falou sobre a importância do leite materno e o trabalho realizado pelo Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI).
Outro assunto no Fórum foi a prevenção do suicídio, tratado pelo psicólogo Giulio Medrado. O evento contou ainda com a apresentação de um grupo de dança da Fundacc.
O Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, considerou o evento de grande importância não só pela significativa participação do público feminino. “Essa presença nos incentiva a dar prosseguimento às políticas públicas para as mulheres”.
25 de novembro
A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente pelo maior ato de violência cometido contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país, foram perseguidas e presas até serem brutalmente assassinadas.
A partir daí, 25 de novembro passou a ser uma data importante, principalmente para aquelas mulheres que sofrem ou já sofreram violência.
Veja Também Recentes

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a