Pesquisar No Site

Caraguatatuba ganha Centro Integrado de Atendimento à Mulher “Dita Marques”

DSC_0131
Caraguatatuba ganha Centro Integrado de Atendimento à Mulher “Dita Marques”

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou na manhã dessa sexta-feira (24/11), o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) Benedita Arcanjo Aparecido de Oliveira “Dita Marques”, no bairro Indaiá.

Caraguatatuba ganha Centro Integrado de Atendimento à Mulher “Dita Marques”

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

O local irá atender e fortalecer as mulheres vítimas de violência e oferecerá atendimento psicossocial, orientação sociojurídica, oficinas de artesanato, esportiva e cultural.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; do presidente da Câmara, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar); do vice-prefeito e secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Campos Júnior; do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Jonas Fontes e dos familiares da homenageada.

Também prestigiaram o evento, secretários municipais, representantes da Delegacia de Defesa da Mulher, dos Conselhos municipais e de entidades sociais, além de servidores públicos.

Um grupo de mulheres atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) apresentou a música “Maria, Maria”, do cantor Milton Nascimento.

Caraguatatuba ganha Centro Integrado de Atendimento à Mulher “Dita Marques”

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

A coordenadora do setor de Proteção Especial da Sedesc, Ana Maria Magagnini, agradeceu ao prefeito Aguilar Junior em oportunizar as mulheres vitimas de violência um trabalho qualificado com a oferta de muito cuidado, carinho e acolhimento.

O secretário Jonas Fontes, destacou todo o apoio recebido pela atual administração na criação do Centro Integrado. “Todas as secretarias se envolveram e continuam envolvidas nesse trabalho que é atender bem aquele que mais precisa. Mais uma vez a população sai ganhando”, finalizou.

Aguilar Junior ressaltou que mais uma ação do programa de governo é realizada. “Esse espaço oferecerá às mulheres um serviço mais especializado e privado, onde se sentirão mais seguras”, disse.

“Nosso objetivo é que o cidadão consiga reconstruir sua vida e volte a sorrir. Podem ter certeza que em 2018 teremos muito mais para Caraguatatuba”, encerrou o prefeito.

Centro Integrado

O principal objetivo será o de investir no fortalecimento pessoal, resgate, autonomia e emancipação das mulheres vitimizadas para que saiam da condição de violência.

Especificamente para os casos de violência doméstica, com o registro do fato, o autor da violência e a mulher agredida saem notificados para comparecerem ao Creas, também receberão orientações sobre os serviços da rede pública de atenção básica do município.

De acordo com dados do Creas, em 2017, foram encaminhadas para atendimento 145 mulheres que sofreram violência doméstica.

Homenageada

Benedita Arcanjo Aparecido de Oliveira nasceu em 5 de julho de 1951. Aos 16 anos casou-se com José Domingos de Oliveira (Zé Marques) e aos 21 anos já era mãe de cinco filhos. Mudou-se para o bairro Barranco Alto em 1979, onde passou a ser conhecida por todos como “Dita Marques”.

Caraguatatuba ganha Centro Integrado de Atendimento à Mulher “Dita Marques”

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Era considerada a mãe de todos. Juntamente com alguns moradores preparava festas para comemorar o Dia das Mães, Dia das Crianças, Páscoa, sempre com intuito de ofertar para os menos favorecidos uma boa refeição.

Mas, antes de oferecer qualquer coisa, ela oferecia colo, se colocando no papel da mãe acolhedora, escutava todas as mulheres, dando apoio e muitos bons conselhos sobre a importância da mulher ser Independente.

Faleceu de câncer em 2017 deixando muitas saudades e todo legado de respeito, força e empatia.

Serviço

Centro Integrado de Atendimento à Mulher

Av. Cuiabá, 400 – Indaiá

Telefone: 3883-9908

Horário de atendimento, das 8h às 17h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)

Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025
Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 04/04/2025
Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba

O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/03/2025
Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 27/03/2025