Pesquisar No Site
Últimas vagas para se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do ECA
Últimas vagas para se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do ECA
Continuam abertas as últimas vagas para os interessados que queiram se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que será realizado no dia 20 de julho, a partir das 8h, no Teatro Mário Covas.
Para se inscrever, basta preencher o formulário no link https://www.sympla.com.br/evento/forum-em-comemoracao-aos-33-anos-do-eca/2041289 . As vagas são gratuitas.
A programação prevê uma abertura oficial com as autoridades e duas palestras com renomados profissionais para explanação sobre o ECA e o Trabalho da Rede de Proteção.
A primeira ocorre às 8h30 e será proferida pelo Dr. Murillo José Digiácomo com o tema “Atendimento a Criança e ao Adolescente – Prioridade Absoluta”. Na oportunidade ele falará da obrigação e a importância do reconhecimento dos papéis, ações planejadas e principalmente acertivas para que a violência e negligência seja sanada.
No período da tarde, às 14h15, ocorre a palestra com o Dr. Fausto Junqueira de Paula com o tema “O sistema de Garantia de Direitos e o Compromisso com as futuras gerações”. Ele falará, entre outros assuntos, do trabalho da Rede de Proteção frente ao ECA, a importância dos conselhos e o fortalecimento dos Conselhos Tutelares.
Segundo a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cíntia Alves, o Fórum será uma oportunidade única na região. “Nada melhor que comemorarmos os 33 anos do ECA tendo a presença de dois nomes de gabarito abrilhantando nosso fórum. Não perca a oportunidade, pois as vagas são limitadas”, disse.
A data
Oficialmente, os 33 anos do ECA é comemorado hoje e são muitas as garantias que precisam ser reafirmadas nesse dia: a vida deste a gestação; a obrigatoriedade de priorizar e promover a saúde em todos os aspectos; o direito à liberdade, a dignidade e o respeito; o direito de crescer e viver em uma família, que zele e proteja e ainda o direito de afastar de seu convívio quem não o protege; o direito de conviver e crescer em comunidade; o direito à alimentação adequada; o direito à educação de qualidade e todos os meios necessários para aprender; o direito de brincar, escolher e de falar; e o direito de se profissionalizar e aprender um ofício, trabalhar e evoluir de forma acompanhada até a vida adulta.
Se minimamente a sociedade e o poder público entenderem estes direitos e zelar pelo seu fiel cumprimento talvez possamos começar a pensar em uma sociedade melhor. O entendimento do papel de todos nessa missão de garantir é fundamental se desejamos uma sociedade melhor.
A nossa ‘briga’ não deve ser para entender a quem cabe e sim como faremos. Temos muito ainda para fazer, principalmente em reafirmar a importância do ECA na garantia de direitos tão fundamentais. Celebremos os 33 anos com foco em fortalecer sempre. Viva o ECA!”, ressalta a presidente do CMDCA de Caraguatatuba, Cintia Alves.
Confira a programação completa do Fórum:
8h: Abertura
8h15: Apresentação Cultural com alunos da Casa Beija Flor
8h30: Palestra com Dr. Murillo José Digiácomo – Tema: “Atendimento a Criança e ao Adolescente – Prioridade Absoluta”
12h: Almoço
14h: Retorno e acolhida
14h15: Palestra com Dr. Fausto Junqueira de Paula – Tema: “O sistema de Garantia de Direitos e o Compromisso com as futuras gerações”
17h: Encerramento
Veja Também Recentes
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,
Campeonato de Futebol Amador 1ª e 2ª divisão de Caraguatatuba chega às semifinais
Os times que disputam o Campeonato de Futebol Amador da 1ª e 2ª divisão chegaram às semifinais e irão jogar neste domingo (17), no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonlçalves (Cemug) e CA Poiares, a partir das 13h. Pela 1ª divisão o jogo será decidido no campo do Cemug.
No mês da consciência negra MACC apresenta exposições com temáticas Afro
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a partir desta sexta-feira (1/11), às 18 horas, três novas exposições que visam valorizar a cultura negra do município: a 3ª Mostra Coletiva da Consciência Negra, com curadoria da Comissão Setorial de Artes Plásticas; Olhos de África, com curadoria de
Com apoio da Prefeitura, Polícia Civil deflagra “Operação Receptação Zero”
A Polícia Civil de Caraguatatuba deflagrou na manhã desta sexta-feira (8/11) “Operação Receptação Zero” em depósitos de reciclagem e ferros velhos. A ação contou com apoio de fiscais da Secretaria de Urbanismo e vistoriou 11 depósitos de reciclagem e ferros velhos na Região Sul da cidade. O objetivo foi verificar
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Nessa sexta-feira, as equipes de cozinheiras da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba e da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu apresentaram os pratos que concorrem no “Chef Caraguá 2024”. Este ano, 17 unidades escolares participam. Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de