Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba impede invasão de área pública na Região Sul

Prefeitura de Caraguatatuba impede invasão de área pública na Região Sul
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou mais uma ação efetiva para combater a invasão de área pública no município. A tentativa foi identificada no bairro Travessão, Região Sul da cidade.

#PraTodosVerem: Material de aterro recolhido pelo caminhão da Prefeitura de Caraguatatuba durante operação (Foto: Divulgação/PMC)
Após a constatação da invasão iminente, a Prefeitura elaborou uma estratégia planejada, que culminou na retirada de oito caminhões de aterro que já estavam prontos para serem espalhados em uma área pertencente ao Governo do Estado. A ação foi executada no último sábado (24).
Além da Secretaria de Urbanismo, a ação contou com o apoio fundamental da Secretaria de Serviços Públicos e Polícia Militar Ambiental.
A invasão de áreas públicas traz consequências negativas para o município, comprometendo a organização urbana, o meio ambiente e o acesso da população a espaços de lazer e convivência. Portanto, a Prefeitura de Caraguatatuba reitera seu compromisso em coibir e prevenir tais práticas.
Além disso, reforça aos munícipes que antes de adquirir um lote na cidade é fundamental realizar uma pesquisa minuciosa junto aos órgãos públicos e cartórios. Essa precaução se faz necessária para garantir a legalidade e a segurança do investimento.
Ao consultar os órgãos responsáveis, como Prefeituras e Secretarias de Urbanismo, é possível verificar se o lote não se enquadra em áreas públicas ou de preservação permanente (APP), evitando problemas futuros com possíveis embargos ou restrições de uso. Além disso, é importante checar se o terreno não está localizado em uma região de risco, sujeita a desastres naturais ou restrições de construção.
Ao realizar a busca no cartório de registros de imóveis, é possível verificar a autenticidade da propriedade e assegurar que o vendedor é o verdadeiro proprietário. Esses cuidados prévios auxiliam na tomada de decisão informada, protegendo os compradores de possíveis fraudes ou complicações legais no futuro.
Em relação às invasões de áreas públicas, a população pode ajudar a coibir estas práticas por meio de denúncias feitas através dos canais de comunicação disponibilizados pela Prefeitura, que garantem o anonimato.
A Central de Relacionamento 156, o site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e o telefone 156 estão disponíveis para esta finalidade. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.
Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este