Pesquisar No Site
Projeto sobre avaliação dos servidores municipais de Caraguatatuba será votado na terça
Projeto sobre avaliação dos servidores municipais de Caraguatatuba será votado na terça
A votação do projeto de lei sobre a avaliação de desempenho dos servidores municipais em estágio probatório ocorre na próxima terça-feira (21/11), na Câmara Municipal, no Centro. O tema será apreciado em uma sessão extraordinária, marcada após a reunião ordinária das 19h30.
A Câmara recebeu a primeira audiência pública sobre o projeto na sexta-feira (17/11). O segundo e último debate será na terça-feira (21/11), às 18h, no mesmo local. O público poderá fazer questionamentos sobre o assunto.
A proposta, de autoria do prefeito Aguilar Junior, acrescenta dispositivos ao Estatuto dos Servidores (Lei Complementar 25/2007) relacionados aos critérios, normas e padrões de avaliação estipulados pela Divisão Disciplinar da Secretaria da Administração, que os funcionários públicos devem seguir para se tornarem estáveis.
Representaram a Prefeitura de Caraguatatuba na primeira audiência, a diretora da Divisão Disciplinar, Vera Albok; a coordenadora do Programa de Recuperação e Valorização do Servidor (Provas), Marcela Forlim; e a encarregada da divisão, Simone Duhau. O presidente do Legislativo, Renato Leite Carrijo de Aguilar, comandou os trabalhos, acompanhado dos vereadores João Silva de Paula Ferreira e Francisco Carlos Marcelino.
A diretora da Divisão Disciplinar, Vera Albok, disse que o projeto está em consonância com a política de valorização do servidor do prefeito de Aguilar Junior. “Muitas vezes, o funcionário entende que se não fizer a avaliação, passados os três anos, estará estável. A Constituição é muito clara ao condicionar estabilidade à avaliação do estágio probatório”, destaca.
De acordo com a diretora, a proposta garantirá a participação do servidor nos três anos de avaliação. “O desempenho será analisado aos 10, 20 e 30 meses de exercício da função. O funcionário deve estar presente em todos os atos. Se não for bem avaliado, ele terá uma comissão especial para recorrer”, explica.
A Câmara Municipal fica Av. Frei Pacífico Wagner, 830 – Centro. O telefone é o (12) 3897-2525.
As alterações
Com a propositura, serão adicionados ao Artigo 28 da Lei Complementar os parágrafos 7º e 8º, com a seguinte redação: “§ 7º Na avaliação do servidor com deficiência serão levadas em consideração as suas características e restrições para o exercício de seu cargo, conforme disciplinado por Decreto.”; e “§ 8º Quando o servidor, na primeira avaliação, não atender aos requisitos definidos nos artigos 28, § 4º, IV (atende parcialmente às expectativas), V (atende deficitariamente às expectativas), VI (não atende às expectativas) e 29, I e II (assiduidade e pontualidade), desta lei, o seu superior imediato deverá enviar relatório à Comissão Especial de Avaliação de Desempenho, por meio da Divisão Disciplinar, dando ciência do fato ao interessado, para que em conjunto busquem a adequação da conduta do servidor, visando a melhoria do serviço por ele prestado e evitando a aplicação de penalidade disciplinar.”
Pela nova redação do Artigo 30, “as avaliações anuais de desempenho serão realizadas por Grupos de Avaliação designados pelos Titulares das Secretarias Municipais ou das Entidades da Administração Pública Municipal Indireta, que serão compostos por três servidores, sendo dois estáveis, todos de nível hierárquico não inferior ao do funcionário a ser avaliado, sendo um o seu superior imediato e tendo dois deles pelo menos três anos de exercício na Secretaria a que esteja vinculado.”
O artigo também sofrerá alterações e adições nos parágrafos: “§ 1º Caso não seja possível compor os Grupos de Avaliação, conforme determina o ‘caput’ deste artigo, poderá ser designado como membro do grupo funcionário efetivo de outra secretaria em cargo de nível igual ou superior ao servidor avaliado ou, na impossibilidade, designado pelo Chefe do Executivo”; “§ 2º Caso o servidor em estágio probatório tenha exercido suas funções em mais de um órgão ou entidade da Administração Pública Municipal, sua avaliação de desempenho será realizada pelo Grupo Avaliador atinente àquela unidade onde a sua atividade tenha sido desenvolvida por maior número de dias, prevalecendo, em caso de empate, a última unidade;” “§ 3º O servidor avaliado será notificado do conceito anual que lhe for atribuído; “§ 4º Concluída a terceira avaliação do servidor pelo respectivo Grupo de Avaliação, o relatório final será encaminhado à Comissão Especial de Avaliação de Desempenho, de que trata o artigo 30”; “§ 5º Na hipótese dos parágrafos terceiro e quarto deste artigo, o servidor avaliado poderá requerer reconsideração da decisão para o Grupo que o avaliou, no prazo máximo de dez dias, a contar de sua ciência, cujo pedido será decidido em igual prazo.”; “§ 6º Caso não reconsiderada a decisão pelo Grupo Avaliador, o processo relativo à avaliação de desempenho do servidor será remetido à Comissão Especial de Avaliação de Desempenho, que será composta por três membros, titulares e suplentes, sendo um representante da Secretaria de Administração – Divisão Disciplinar, um representante da Secretaria de Assuntos Jurídicos e um representante da secretaria ou entidade a que o servidor avaliado estiver vinculado, para decisão”; “§ 7º O conceito de avaliação anual será motivado com base na aferição dos critérios previstos nesta Lei, sendo necessária a indicação dos fatos, das circunstâncias e dos demais elementos de convicção no termo de avaliação, inclusive o relatório relativo ao colhimento de provas testemunhais e documentais, quando for o caso.”; e “§ 8º É assegurado ao funcionário o direito de acompanhar todos os atos de instrução do processo que tenha por objeto a avaliação de seu desempenho.”
Em relação ao recurso, o Artigo 31 definirá que: “Contra a decisão proferida pela Comissão Especial de Avaliação de Desempenho, caberá recurso ao Chefe do Executivo de ofício e voluntário, no prazo de 10 (dez) dias, na hipótese de confirmação do conceito de desempenho atribuído ao funcionário, que após análise do recurso interposto pelo servidor, decidirá em 30 (trinta) dias pela estabilidade ou não no serviço público, mediante decisão irrecorrível.”; acrescido do “Parágrafo único. O Chefe do Executivo poderá nomear Comissão, composta por três servidores, para auxiliá-lo na análise e decisão sobre o recurso mencionado no caput deste artigo.”
O Artigo 34 sobre a análise do recurso do funcionário ao prefeito e a delegação dessa prerrogativa será revogada. O Artigo 35 ganhará a seguinte redação: “O servidor em estágio probatório não adquirirá estabilidade no serviço público enquanto não for avaliado, ao menos uma vez, na forma prevista na presente lei.”
Audiência pública sobre avaliação de desempenho dos servidores municipais
Terça-Feira (17 e 21/11): 18h
Local: Câmara Municipal
Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 830 – Centro/Telefone: (12) 3897-2525.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba toma providências contra perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, adotou uma fiscalização mais intensa sobre os locais onde ocorre mais perturbação do sossego na cidade. No último final de semana, foram atendidas 22 denúncias de perturbação que resultaram em multas. Dois locais foram autuados no valor de 416 VRMS,
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização pré-temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou um programa de orientação e fiscalização com foco na temporada de verão 2024/2025. A iniciativa visa assegurar que os visitantes aproveitem os atrativos locais e que os comerciantes não sejam prejudicados pela concorrência desleal de atividades não autorizadas. As
Escolas Municipais de Caraguatatuba promovem Feiras de Empreendedorismo do 1º ao 5º ano
A EMEF Professora Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, foi a segunda unidade escolar da rede municipal, a realizar a Feira de Empreendedorismo, este ano, no dia 19/10. A EMEF Professor Jorge Passos foi a primeira a preparar a exposição no final de setembro (28/9). O
Caraguatatuba está com vagas disponíveis para feiras de Artes e Artesanatos do Centro e da Martim de Sá
Caraguatatuba segue até o dia 27 de novembro com inscrições abertas para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro e da Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá. São disponibilizadas três vagas para
Prefeitura de Caraguatatuba e CIEE divulgam resultado definitivo do processo seletivo complementar de estágio
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) publicaram a classificação final do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 na Edição 1.445 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta quinta-feira (7/11) e no site https://portal.ciee.org.br/ (“Vitrine de Processos”/ “Processos Públicos”/ “Brasão