Pesquisar No Site

Prefeitura alinha estratégias com profissionais envolvidos no combate e prevenção da Febre Maculosa

Publicado em: 19/06/2023
Destaques
Prefeitura alinha estratégias com profissionais envolvidos no combate e prevenção da Febre Maculosa
Prefeitura alinha estratégias com profissionais envolvidos no combate e prevenção da Febre Maculosa

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reuniu na manhã desta segunda-feira (19), diversos profissionais envolvidos no combate e prevenção da Febre Maculosa, que vem sendo falada nos últimos dias.

#PraTodosVerem: Profissionais reunidos em sala de reunião (Foto: Divulgação/PMC)

Participaram os secretários de Saúde, Gustavo Boher; de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis; de Serviços Públicos, Marcelo Pereira; a secretária adjunta de saúde, Derci Andolfo, e o de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, além de profissionais da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiologica, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o gestor do Parque Estadual em Caraguatatuba, Miguel Nema Neto.

Segundo o secretário de Saúde, a ideia é reforçar aos profissionais que atuam na linha de frente para ficar em alerta com qualquer sintoma apresentado que se pareça com o da Febre Maculosa.

“A informação será repassada aos profissionais da atenção básica e da urgência e emergência para que tenham um olhar mais cauteloso e investiguem se o paciente esteve em contato com locais de risco. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são grandes”, destacou o secretário.

#PraTodosVerem: Veterinário faz apresentação; ao fundo projeção de tela mostra evolução dos carrapatos (Foto: Divulgação/PMC)

O veterinário e coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Guilherme Garrido, explicou sobre a transmissão, que é causada pela bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato infectado ou pelo contato direto com as bactérias do parasita esmagado em lesões da pele.

Guilherme destacou que a doença não é comum na região litorânea, sendo o último caso registrado em 2016, de forma branda. “A doença é bastante distinta, com apresentação clínica menos violenta que a observada nos outros casos de febre maculosa brasileira e pode evoluir para cura mesmo sem tratamento”, explicou.

A médica sanitarista da Vigilância Epidemiológica, Érica Tessari Lanzilo, apresentou sobre os sintomas que podem aparecer de dois a 14 dias, como: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal estar, diarreia e, após alguns dias, manchas avermelhadas pelo corpo. “Se o paciente demora a iniciar o tratamento adequado, a doença evolui para hemorragias e vômitos e pode levar ao óbito. Por isso, a importância do exame clínico para detectar de início a Febre Maculosa”, disse.

Também foi acordado sobre a instalação de placas nos locais de risco e maior divulgação sobre o assunto nas unidades de saúde.

A doença acomete pessoas que tiveram contato com o carrapato-estrela infectado pela bactéria em áreas com vegetação, com presença de água (margens de lagos, rios e córregos) e com a presença de animais que servem como hospedeiros para o carrapato.

A picada do carrapato-estrela pode passar despercebida, portanto se frequentou estas áreas é necessário atenção ao desenvolvimento de sintomas. Os animais raramente manifestam a doença, porém podem carregar os carrapatos infectados com a bactéria que causa a doença em humanos.

Para que a transmissão da febre maculosa ocorra, o carrapato infectado deve ficar aderido à pele por mais de quatro horas. Este é o tempo mínimo estimado para que o carrapato possa introduzir as bactérias.

Caso surja algum sintoma procure por atendimento médico o quanto antes e informe se teve situações de risco de exposição a carrapatos. Há tratamento disponível para a doença no SUS.

Em áreas de risco, utilize roupas que cubram todo o corpo, como calças, blusas ou camisetas com mangas compridas e sapatos fechados. Dê preferência às cores claras, assim, os carrapatos são vistos com mais facilidade.

Uso de repelente também é recomendado como medida de proteção. Examine o corpo com frequência, pois quanto mais rápidos forem retirados, menores as chances de infecções.

O que fazer quando encontrar em qualquer parte do corpo? Tente retirá-lo com uma pinça fazendo leves torções. Após isso, recomenda-se eliminá-lo com o uso de água quente, por exemplo. Não esmague, não esprema, não queime e nem espete com objetos pontiagudos. As bactérias podem ser liberadas e infectar o corpo.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, preocupado com a situação, reforçou aos profissionais que tomassem medidas preventivas. “A cidade segue sem nenhum caso suspeito, mas é importante todos estarem em alerta sobre a prevenção e atenção a possíveis sintomas”, destacou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CaraguaPrev promove Café da Manhã dos Aposentados e Pensionistas na próxima sexta-feira
CaraguaPrev promove Café da Manhã dos Aposentados e Pensionistas na próxima sexta-feira

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) realiza o Café da Manhã dos Aposentados e Pensionistas nesta sexta-feira (28/6), a partir das 8h30, no Teatro Mario Covas, no Indaiá. O evento reunirá servidores aposentados, pensionistas e funcionários públicos efetivos da ativa em abono de permanência ou próximos deste

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 25/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba impede mais de 30 tentativas de invasão somente no primeiro semestre de 2024
Prefeitura de Caraguatatuba impede mais de 30 tentativas de invasão somente no primeiro semestre de 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de sua Secretaria de Urbanismo, já atendeu mais de 30 registros de tentativas de invasão somente no primeiro semestre de 2024. Em média, uma a duas ocorrências são atendidas semanalmente. Ainda esta semana, os fiscais atuaram na Rua 22, no Loteamento Mirante Caraguatatuba, próximo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 20/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala sistema de drenagem no Jardim Santa Rosa
Prefeitura de Caraguatatuba instala sistema de drenagem no Jardim Santa Rosa

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (11) a instalação de um sistema de drenagem de águas pluviais no Jardim Santa Rosa, região Norte da cidade, para complementar a rede já existente no local. A obra é realizada na rua Três, com objetivo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 12/06/2024
Litoral Norte em memórias: Caraguatatuba recebe exposição de fotografias que datam de 1900 a 1980
Litoral Norte em memórias: Caraguatatuba recebe exposição de fotografias que datam de 1900 a 1980

Organizada pela fotógrafa Maristela Colucci e com textos da jornalista Camila Prado, a exposição estará em cartaz no MACC e reúne 69 imagens que revisitam cultura e história da região Depois de passar pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, um dos principais espaços de cultura

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/06/2024
Marinha do Brasil emite alerta de ressaca no litoral Norte
Marinha do Brasil emite alerta de ressaca no litoral Norte

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu da Marinha do Brasil um Aviso de Ressaca previsto para início a partir desta quinta-feira (27/06), às 9h, na faixa entre Ilhabela-SP até o município de Arraial do Cabo-RJ. O fim do aviso é para esta sexta-feira (28/06), às 3h. Há possibilidade de ondas

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 26/06/2024