Pesquisar No Site
Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção

Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado neste dia 15 de junho, onde o mundo manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos cometidos aos idosos.
Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na noite desta quarta-feira (14), evento alusivo sobre o tema e reuniu cerca de 300 pessoas no Teatro Mario Covas.
Participaram autoridades, profissionais da área, convidados e usuários dos serviços de atendimento ao idoso. Uma programação especial organizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDDI).
Um evento baseado na reflexão sobre o aumento dos casos e índices de violência e desrespeito para com a população idosa, principalmente no período da pandemia da Covid-19, de forma a estimular e mobilizar a sociedade para o resgate de uma relação saudável e motivadora para com esse grupo etário.
O presidente do CMDDI, Luís Otavio Paes, destacou ser uma noite que marca a história da cidade sobre o tema, por meio de uma campanha que fortalece o combate à violência da pessoa idosa. “Temos que olhar para pessoa idosa com carinho e como portadora de direitos”, disse.
Para o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, o evento é uma oportunidade de levar o assunto para sociedade e mostrar que Caraguatatuba tem um olhar especial para pessoa idosa. “Temos diversos projetos voltados aos idosos e cuidar daqueles que cuidaram de nós é um dever, seja enquanto família ou Poder Público”.
O prefeito Aguilar Junior aproveitou a ocasião para propor um desafio: estender o aplicativo do botão do pânico para atender casos de violência aos idosos com medida protetiva. “Já temos o serviço para mulheres e alunos de unidades escolares e agora, mais essa garantia de segurança. Sempre com objetivo de avançar e combater esse crime. Que a gente possa mostrar para Caraguatatuba, que além de ser uma cidade inclusiva, acolhedora, de povo ordeiro, também é uma cidade que respeita e garante a segurança do idoso”, concluiu.
O evento seguiu com apresentação dos alunos da oficina de violão do CIAPI, ministrada pelo professor Alexandre e pelas alunas da oficina de dança do professor Nestor.

#PraTodosVerem: Idosos em cima do palco durante apresentação da orquestra de viola (Foto: Divulgação/PMC)
O presidente da 65ª Subseção OAB de Caraguatatuba, Marcelo William, apresentou a palestra sobre “Respeito não tem idade: perspectivas atuais da violência contra a pessoa idosa”.
Para finalizar, o jornalista, apresentador e influencer Carlos Abranches fez uma palestra reflexiva com o tema: “Uma vida saudável para sempre – fundamentos da alegria de viver”.
Sobre o atendimento
Os casos são recebidos e encaminhados à equipe de análise de risco, que após visita domiciliar e avaliação acionam os demais equipamentos da rede para as intervenções necessárias de acordo com cada política.
Quando não há mais possibilidade de manutenção do idoso na família, pois envolve risco, ou que o idoso não tenha família, são encaminhados para as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Caraguatatuba possui 89 vagas distribuídas em três instituições. Em breve, será inaugurado novo equipamento de Longa Permanência que fará o acolhimento de 46 idosos.
A Sepedi tem a responsabilidade de articular e sensibilizar os demais equipamentos para o atendimento com idosos e a necessidade de estar sempre atentos quanto aos direitos da pessoa idosa e o combate à violência.
Para denunciar casos de violência contra idoso é possível fazer pelo Disque 100 (gratuito e anônimo) ou procurar a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, localizada na Avenida Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira. Telefone: (12) 3886-3059.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes abre inscrições para novos alunos
Estão abertas as inscrições para a escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes entre os dias 19 e 28 de março. Não é necessário ter conhecimento prévio de música para participar e as aulas são gratuitas. Os instrumentos disponíveis são saxofone, flauta transversal, clarinete, metais agudos (trompete e trompa),

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal