Pesquisar No Site

Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção

Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção
Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado neste dia 15 de junho, onde o mundo manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos cometidos aos idosos.

#PraTodosVerem: Autoridades em cima do palco durante abertura do evento (Foto: Divulgação/PMC)

Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na noite desta quarta-feira (14), evento alusivo sobre o tema e reuniu cerca de 300 pessoas no Teatro Mario Covas.

Participaram autoridades, profissionais da área, convidados e usuários dos serviços de atendimento ao idoso. Uma programação especial organizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com  Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDDI).

Um evento baseado na reflexão sobre o aumento dos casos e índices de violência e desrespeito para com a população idosa, principalmente no período da pandemia da Covid-19, de forma a estimular e mobilizar a sociedade para o resgate de uma relação saudável e motivadora para com esse grupo etário.

#PraTodosVerem: Jornalista em cima do palco durante palestra (Foto: Divulgação/PMC)

O presidente do CMDDI, Luís Otavio Paes, destacou ser uma noite que marca a história da cidade sobre o tema, por meio de uma campanha que fortalece o combate à violência da pessoa idosa. “Temos que olhar para pessoa idosa com carinho e como portadora de direitos”, disse.

Para o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, o evento é uma oportunidade de levar o assunto para sociedade e mostrar que Caraguatatuba tem um olhar especial para pessoa idosa. “Temos diversos projetos voltados aos idosos e cuidar daqueles que cuidaram de nós é um dever, seja enquanto família ou Poder Público”.

O prefeito Aguilar Junior aproveitou a ocasião para propor um desafio: estender o aplicativo do botão do pânico para atender casos de violência aos idosos com medida protetiva. “Já temos o serviço para mulheres e alunos de unidades escolares e agora, mais essa garantia de segurança. Sempre com objetivo de avançar e combater esse crime. Que a gente possa mostrar para Caraguatatuba, que além de ser uma cidade inclusiva, acolhedora, de povo ordeiro, também é uma cidade que respeita e garante a segurança do idoso”, concluiu.

O evento seguiu com apresentação dos alunos da oficina de violão do CIAPI, ministrada pelo professor Alexandre e pelas alunas da oficina de dança do professor Nestor.

#PraTodosVerem: Idosos em cima do palco durante apresentação da orquestra de viola (Foto: Divulgação/PMC)

O presidente da 65ª Subseção OAB de Caraguatatuba, Marcelo William, apresentou a palestra sobre “Respeito não tem idade: perspectivas atuais da violência contra a pessoa idosa”.

Para finalizar, o jornalista, apresentador e influencer Carlos Abranches fez uma palestra reflexiva com o tema: “Uma vida saudável para sempre – fundamentos da alegria de viver”.

Sobre o atendimento

Os casos são recebidos e encaminhados à equipe de análise de risco, que após visita domiciliar e avaliação acionam os demais equipamentos da rede para as intervenções necessárias de acordo com cada política.

Quando não há mais possibilidade de manutenção do idoso na família, pois envolve risco, ou que o idoso não tenha família, são encaminhados para as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Caraguatatuba possui 89 vagas distribuídas em três instituições. Em breve, será inaugurado novo equipamento de Longa Permanência que fará o acolhimento de 46 idosos.

A Sepedi tem a responsabilidade de articular e sensibilizar os demais equipamentos para o atendimento com idosos e a necessidade de estar sempre atentos quanto aos direitos da pessoa idosa e o combate à violência.

Para denunciar casos de violência contra idoso é possível fazer pelo Disque 100 (gratuito e anônimo) ou procurar a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, localizada na Avenida Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira. Telefone:  (12) 3886-3059.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Eleição para membros da sociedade civil no COMAS é amanhã
Eleição para membros da sociedade civil no COMAS é amanhã

A eleição para escolha dos membros da Sociedade Civil que comporão o Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) para o biênio 2024/2026, em Caraguatatuba, será nesta quarta-feira (4). Os eleitores poderão comparecer à sede do COMAS, na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, das 9h às 16h, apresentando o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 04/06/2024
Alistamento militar obrigatório de jovens nascidos em 2006 termina no dia 30 de junho
Alistamento militar obrigatório de jovens nascidos em 2006 termina no dia 30 de junho

O prazo para alistamento de jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 encerra no próximo domingo (30/6), pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br ou na Junta Militar mais próxima da residência.   Em

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 25/06/2024
Forró é destaque em Caraguatatuba e ganha festa junina na Praça do Caiçara
Forró é destaque em Caraguatatuba e ganha festa junina na Praça do Caiçara

No próximo dia 23 de junho, dia de São João, acontece às 18 horas, na Praça do Caiçara, a festa junina dos forrozeiros de Caraguatatuba. A ação promovida pelo coletivo Forró de Todos, conta com o apoio da Fundacc e levará para o público, atrações com DJ, o som e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/06/2024
Sistema Mapa da Cultura do MinC fica fora do ar e artistas devem se cadastrar no Mapa Cultural de Caraguatatuba para  credenciamento
Sistema Mapa da Cultura do MinC fica fora do ar e artistas devem se cadastrar no Mapa Cultural de Caraguatatuba para credenciamento

Até o mês de agosto, o Sistema Mapa da Cultura, a plataforma utilizada pelo Ministério da Cultura (MinC) ficará fora do ar e artistas e profissionais da Cultura de Caraguatatuba que estão interessados em realizar o credenciamento, devem inscrever-se antes no Mapa Cultural de Caraguatatuba nesse período. O link está

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 10/06/2024
Espaço Hartãt Acervo Indígena apresenta “Introspecção de Inverno/ 2024 – Tupi-Guarani”
Espaço Hartãt Acervo Indígena apresenta “Introspecção de Inverno/ 2024 – Tupi-Guarani”

A exposição é fruto da pesquisa desenvolvida pelo Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas para o ‘Projeto Origens’ O Grupo Ubuntu Caraguatatuba realiza a exposição “Introspecção de Inverno/ 2024 – Tupi-Guarani” no Espaço Hartãt Acervo Indígena. A abertura é na próxima sexta-feira (21), às 10h e fica em cartaz até  15 de setembro.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/06/2024