Pesquisar No Site
Prefeitura inicia revitalização da vegetação da Martim de Sá com substituição de árvores de espécies exóticas por nativas

Prefeitura inicia revitalização da vegetação da Martim de Sá com substituição de árvores de espécies exóticas por nativas
Os quiosques da praia Martim de Sá passam por diversas intervenções que atendem às condições estabelecidas no Projeto de Intervenção Urbanística (PIU). Um trabalho de readequação urbanística e ambiental, conforme decisão da Justiça Federal, por meio de uma Ação Civil Pública.
Esta decisão também compreende diversas outras solicitações, como a obrigatoriedade de regularização da orla do município, com revitalização da vegetação nativa, ou seja, a substituição de árvores de espécies exóticas, aquelas que não são originárias da região e foram introduzidas no ambiente pela ação humana, como por exemplo, as popularmente conhecidas chapéu de sol (Terminalia) ou a figueira-comum (Ficus).
Essas espécies estão muito próximas aos quiosques, e por não serem naturais da praia, estão inadequadas ao local, inclusive por oferecerem considerável risco de queda devido ao porte que atingiram, além de impedirem a regeneração da vegetação nativa.
Devido suas dimensões e grande peso, possuem raízes grandes que se espalham por baixo das calçadas e danificam a rede coletora de esgoto, além de toda estrutura de passeio de pedestres.
Assim que as adequações dos quiosques forem finalizadas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciará projeto de recuperação com a implantação de núcleos de vegetação nativa originária das proximidades das praias. As espécies nativas são naturais do local e crescem dentro dos limites, incluindo a sua área potencial de dispersão.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a supressão de árvores de espécies exóticas próximas aos quiosques já iniciaram nesta semana. O replantio de espécies nativas faz parte do cumprimento da sentença judicial, e serão realizados de acordo com a legislação, respeitando a passagem de pedestres na praia.
Termo de Convênio
Todas as praias da cidade serão contempladas pelo trabalho de readequação urbanística e ambiental, conforme decisão da Justiça Federal, por meio da Ação Civil Pública nº 0007417-57.2010.403.6103.
Toda a orla de Caraguatatuba é objeto do Termo de Convênio entre a Prefeitura e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), e uma das obrigações que a Prefeitura assumiu é a regularização das praias, bem como a parte de infraestrutura de saneamento ambiental e de acessibilidade, além de recuperação da vegetação nativa, através do PIU.
A primeira praia do Litoral Norte a ter o projeto de reurbanização da orla aprovado pela Superintendência de Patrimônio da União foi a Mococa, na região norte da cidade.
Veja Também Recentes

Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte
O governo municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto no município, abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025-2026. O processo seletivo oferece 12 vagas destinadas ao Litoral Norte, todas para a função de assistente administrativo, com jornada de trabalho de quatro horas

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Revelando SP 2025: Confira o prazo para manifestação de interesse dos artistas
O Revelando SP, o maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, está com inscrições abertas para as edições de 2025. Os fazedores de cultura interessados devem preencher uma manifestação de interesse até o dia 28 de março por meio do link https://forms.gle/UzG3e43gAfXktp7x6. As

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,