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Serviços Atenção à Saúde em Atenção Básica

Publicado em: 15/05/2023
Serviços Atenção à Saúde em Atenção Básica

Secretaria Responsável:

Secretaria Municipal da Saúde

Serviços oferecidos:

  • Acolhimento e identificação da necessidade da equipe multidisciplinar;
  • Escuta Qualificada;
  • Consultas individuais e coletivas feitas por médicos, enfermeiros e dentistas;
  • Visita e atendimento domiciliar;
  • Cuidados para a saúde bucal;
  • Coleta de exames;
  • Vacinação;
  • Desenvolvimento das ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde;
  • Pré-natal e puerpério;
  • Acolhimento da mãe e do bebê após alta na maternidade;
  • Rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama;
  • Curativos;
  • Planejamento familiar;
  • Prevenção, tratamento e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis e de doenças infectocontagiosas;
  • Acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias dentre outras;
  • Acompanhamentos de tratamento Tuberculose e Hanseníase;
  • Ações de promoção da saúde e proteção social na comunidade;
  • Encaminhamento para controle do tabagismo.

Exames Diagnósticos na Atenção Primária

Exames diagnósticos e/ou terapêuticos realizados pelos profissionais da equipe de Atenção Primária, contemplando procedimentos e exames laboratoriais tais como:

  • Coleta de material de sangue para exame laboratorial;
  • Coleta de material de urina para exame laboratorial;
  • Coleta de material de escarro para exame laboratorial;
  • Coleta de material para exame citopatológico (exame de Papanicolau);
  • Aferição de glicemia capilar;
  • Pesquisa de gonadotrofina coriônica (teste de gravidez);
  • Teste rápido de gravidez;
  • Pesquisa de corpos cetônicos na urina;
  • Coleta de exames sorológicos para confirmação de doenças transmissíveis de interesse da saúde pública;
  • Baciloscopia de escarro (tuberculose);
  • Teste rápido para HIV , sífilis e Hepatite
  • Teste Rápido para Covid-19
  • Teste rápido para Dengue.

Locais de atendimentos: Unidades Básicas de Saúde

  • UBS Tabatinga: Av: Manoel Pereira dos Santos, 47 – Tabatinga, 11679-310
    Telefone: (12) 3884-5700;

  • UBS Massaguaçu: R. Itália Baffi Magni, 710 – Massaguaçu, 11677-457
    Telefone: (12) 3884-1999;

  • UBS Getuba: R. Geraldo Cordeiro de Souza, 270 – Getuba, 11676-070
    Telefone: (12) 3884-4090;

  • UBS Casa Branca/Olaria: R. Jose Pedro de Oliveira Barbosa, Av. Casa Branca, 799, 11663-660
    Telefone: (12) 3886-9930;

  • UBS Centro/Sumaré: Av. Siqueira Campos, 503 – Sumaré, 11661-400
    Telefone: (12) 3883-9106;

  • UBS Rio do Ouro: Av: Américo Timóteo do Rosário, 177 – Rio do Ouro, 11675-670
    Telefone: (12) 3889-3022;

  • UBS Jaraguazinho: R. Benedito Silvério Santana, 57 – Jaraguazinho, 11675-305
    Telefone: (12) 3883-3500;

  • UBS Tinga: R. Maria Aparecida Oliveira Moreira, 20 – Tinga, 11674-480
    Telefone: (12) 3883-3277/3882-6446;

  • UBS Morro do Algodão: Av. Geraldo Lopes, 27 – Morro do Algodão, 11671-260
    Telefone: (12) 3887-9100/3887-1350;

  • UBS Golfinho: Av. Pedro Reginaldo da Costa – Balneário dos Golfinhos,  11666-800
    Telefone:  3887-1021;

  • UBS Porto Novo: Av. José Herculano, 6.560 – Porto Novo, 11667-000
    Telefone: (12) 3888-3001/3887-6131;

  • UBS Poço da Anta: Estrada da Porteira Preta, s/n (atendimento quinzenal)

  • UBS Perequê I (Dr. José Mauricio Borges): R. José, R. Geraldo Fernandes da Silva, 295 – Perequê Mirim, 11669-470
    Telefone: (12) 3885-1800/3885-1804;

  • UBS Perequê II (Ademir Reis): R. São Roque, 415 – Perequê Mirim, 11668-315
    Telefone: (12) 3887-2038.

Requisitos:

Ser Munícipe de Caraguatatuba.

Documentos necessários:

  • Documento com foto
  • Cartão Nacional SUS
  • Comprovante de Endereço

Informações necessárias para acessar o serviço:

  • Departamento de Assistência a Saúde – (12) 3886-4447
  • Unidades Básicas de Saúde (telefones na descrição do serviço).

Previsão prazo máximo para a prestação do serviço:

Conforme a demanda.

Forma de prestação do serviço:

Acolhimento e agendamento de consultas ambulatoriais de rotina.

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta-feira, das 07h às 17h. Fechado aos sábados, domingos e feriados.

Principais Etapas para Processamento do Serviço:

  • Cadastro com ACS por meio de visitas domiciliares ou UBS’s;
  • Agendamento na Unidade de Referência (mais próxima de casa).

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre o serviço:

Prioridades de atendimento:

  • Conforme quadro clínico do paciente;
  • Lei 10.048 de 2000 (Atendimento Preferencial).

Previsão de tempo de espera para atendimento:

  • Agendamento Ambulatorial 30 dias.

Mecanismos de comunicação com os usuários:

  • Visitas domiciliar dos profissionais da Rede Atenção Básica;
  • Via telefone/E-mail/ mídias sociais.

Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários:

Mecanismos de consulta acerca do andamento do serviço solicitado:


Avaliação dos Serviços

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