Pesquisar No Site
CBH-LN realiza oficina regional para revisão do Plano de Bacias Hidrográficas
CBH-LN realiza oficina regional para revisão do Plano de Bacias Hidrográficas
O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizou durante esta sexta-feira (10/11), no auditório da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, o seminário regional para dar prosseguimento às discussões sobre a revisão do Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.
Ao final do evento, foram apresentadas as ações que serão integradas ao Plano que será levado à plenária que será realizada no dia 15 de dezembro, no Observatório Ambiental de São Sebastião.
Participaram do evento os membros da Executiva do CBH, além de segmentos da sociedade civil e representantes do Estado de São Paulo e dos municípios integrantes do Litoral Norte, que trabalham na revisão de um plano de ação para a gestão dos recursos hídricos da região nos próximos dois anos.
Em agosto, foram realizadas quatro oficinas municipais para discussão do tema e, em outubro, foi feita uma oficina regional, no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Na ocasião, os resultados das oficinas municipais serão elencados para estabelecer as prioridades.
O Plano de Bacias Hidrográficas é instrumento de gestão do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Seu conteúdo também direciona investimentos do Governo do Estado e serve de auxílio em todas as políticas públicas municipais.
Os estudos são destinados a delinear ações e metas do Plano de Bacias, com validade até 2019. Este plano também conta com Diagnóstico e Prognóstico com três cenários (tendencial, normativo ou ideal e crítico).
Os participantes das oficinas municipais com base em seus conhecimentos empíricos e teóricos, responderam a cinco temas gerais: Disponibilidade Hídrica, Qualidade das Águas, Abastecimento de Água Potável, Esgotamento Sanitário, Eventos Climáticos e Manejo de Águas Pluviais.
Entre as várias questões pontuais debatidas, algumas são consenso entre os quatro municípios como falta de saneamento básico pleno (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos), além de ocupações desordenadas.
O secretário executivo do CBH-LN, Sylvio do Prado Bohn Junior, considerou rico o resultado dos trabalhos dos presentes às oficinas, e frisou ser muito importante a reunião de esforços para que Plano de Bacias Hidrográficas da região contemple a sociedade nos próximos anos.
O projeto Elaboração do Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte 2016-2019 tem o financiamento do FEHIDRO, cujo tomador é o Instituto Costa Brasilis – Desenvolvimento Sócio-Ambiental.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba limpa valas de drenagem da região Sul para as chuvas de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, esta semana, continua com o trabalho de limpeza das valas de drenagem que cortam o bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O mesmo trabalho também está sendo realizado nas valas que corta a região do Poço das Antas. No Pegorelli, a ação, realizada pela Secretaria de
Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social
A Prefeitura de Caraguatatuba divulga nesta terça-feira (05) em Diário Oficial do Município, a classificação para concessão de bolsas de estudos no Colégio Módulo para alunos em vulnerabilidade social. Veja aqui O processo seletivo teve a finalidade de conceder um total de 39 bolsas de estudos, que vão de 33,33%
14º Festival do Mexilhão supera expectativas e comercializa 1,5 tonelada do molusco
O 14º Festival do Mexilhão, realizado no último final de semana, encerrou com chave de ouro o calendário gastronômico de 2024. Organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o festival movimentou a economia local ao comercializar cerca de 1,5 tonelada de
CaraguaPrev promove recadastramento de vida anual obrigatório dos inativos aniversariantes de novembro até dia 30
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) faz a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de novembro presencialmente até dia 29 de novembro (sexta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou online até dia 30 de novembro (sábado ),
EMEF Professora Maria Aparecida Ujio de Caraguatatuba comemora aprovação de alunos em curso técnico do IFSP e o 1º lugar geral
A equipe gestora da EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, comemora o sucesso da escola aprovação de quatro alunos no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, no curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio. O aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira dos Santos, 15