Pesquisar No Site
Feira de Empreendedorismo movimenta escolas do Jardim Califórnia e Rio do Ouro em Caraguatatuba
Feira de Empreendedorismo movimenta escolas do Jardim Califórnia e Rio do Ouro em Caraguatatuba
Alunos do 1º ao 5º ano da EMEF Bernardo Ferreira Louzada, no Rio do Ouro coordenados pela professora Luanda Roma de Britto, mostraram todo o aprendizado das aulas de Empreendedorismo em uma feira montada no pátio da unidade escolar, nesta sexta-feira (10/11). Ontem (9/11), a feira foi realizada pelos estudantes da EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia.
Pais e familiares puderam comprar mudas variadas de ervas para tempero, brinquedos e enfeites com materiais recicláveis, aromatizantes e doces produzidos pelas crianças.
A artesã Renata Aparecida de Moraes, 32 anos, disse que as aulas de empreendedorismo despertaram na filha Tamires, 9 anos, aluna da unidade escolar do Rio do Ouro, a consciência ecológica e a importância da reciclagem. “Hoje ela separa o lixo em casa, vê o que pode ser reciclado, faz lembrancinhas para familiares e amigos”, contou.
A dona de casa, Eliana Maria Oliveira Silva, 47 anos, foi prestigiar a filha Maria Clara, 10 anos, na unidade escolar do Jardim Califórnia. “Minha filha e mais duas colegas foram lá para casa aprender a fazer o brigadeiro e só supervisionei. Essa iniciativa da escola é ótima para que eles tenham uma visão empreendedora na vida”, avaliou.
Este é o quinto ano que a estudante Jhennifer Rodrigues, 10 anos, participa das aulas de empreendedorismo.
“Aprendi muitas coisas, como lidar com o dinheiro, a melhor maneira de vender o que produzimos, pratos típicos de várias regiões do Brasil, sobre plantas e temperos, a reciclar materiais e transformá-los em brinquedo e objetos úteis. Quando a gente crescer, tudo que aprendemos vai ajudar nos estudos e no trabalho”, disse.
“Para mim foi gratificante desenvolver esse projeto durante o ano. Podemos ver a evolução das crianças com o estímulo à criatividade, trabalho em equipe, pesquisa e foco. Com certeza estamos despertando potenciais adormecidos e contribuindo para que, no futuro, elas tenham maior capacidade de resolver questões do dia-a-dia com uma postura empreendedora”, afirmou Luanda Roma de Britto.
O programa do projeto Empreendedorismo na Escola é dividido da seguinte forma: 1º ano, “O mundo das Ervas Aromáticas”; 2º ano, “Temperos Naturais”; 3º ano, “Oficina de Brinquedos Ecológicos”; 4º ano, “Locadora de Produtos”; 5º ano, “Sabores e Cores”. A atividade é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae de São José dos Campos.
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo “Duplos [versão 1]” e promove oficina de dança gratuita
No dia 3 de novembro, às 18 horas, o Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo, “Duplos [versão 1]”, idealizado pelo projeto Fluxo de Redes, da artista da dança Ayumi Hanada, e está em circulação por oito cidades do estado de São Paulo. Segundo a artista, o projeto é todo baseado
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.
Lei da Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba e do Programa Bolsa-Orquestra é sancionada
O prefeito Aguilar Júnior sancionou a Lei Municipal nº 2.746/2024, que instituiu a Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba (OSIJOCA) e o Programa Bolsa-Orquestra, na última quarta-feira (30/10). Integrantes da OSIJOCA, aprovados em processo seletivo, terão direito a uma bolsa de estudos de R$ 1.100,00, para cobrir todas as despesas do
Obra de sistema de drenagem no Aruan continua
A Prefeitura de Caraguatatuba continua trabalhando na implantação de um novo sistema de drenagem na avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na altura do bairro Aruan. A equipe da Secretaria de Obras Públicas (Secop) trabalha no sentido Centro. O desvio está sendo feito pela faixa de estacionamento