Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê
Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) da Prefeitura de Caraguatatuba começou o treinamento do grupo de 30 voluntários selecionados para atuar no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo.
Quinze voluntários das áreas de visitação, educação ambiental e comunicação participaram da integração do Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 na última quinta-feira (27/4), na Unidade de Conservação. A outra metade dos selecionados fará o treinamento neste sábado (29/4), no mesmo local.
Ao grupo foi apresentado ao Plano de Manejo do parque, que tem por objetivo ordenar o território e orientar as ações de gestão para o cumprimento das metas de criação da Unidade de Conservação.
Os voluntários também conheceram o deck do Rio Juqueriquerê, alojamento, centro de pesquisas, orquidário, centro de educação ambiental, observatório de aves e a guarita, construídos em 5.298,17 m² dos 35 mil m² da Unidade de Conservação.
Outro tema abordado estava relacionado às questões funcionais, como vestimentas adequadas, cortesia, atenção com os usuários, respeito, regulamento, segurança, pontualidade e coleguismo.
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo. O Parque do Juqueriquerê funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Nas segundas-feiras o espaço é fechado ao público.
Ao entrar no espaço, o visitante preenche um formulário e informa o horário de saída, ao término do passeio. A partir do dia 6 de maio, a Unidade de Conservação abrirá aos finais de semana e feriados, das 9h30 às 16h30.
As visitas de grandes grupos como escolas, faculdades e associações podem ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) pelo telefone (12) 3897-2530 ou e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. O atendimento ao público vai das 9h às 16h30.
Programa de Voluntariado
O Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 será desenvolvido nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro, com até 20 vagas disponíveis para as áreas de visitação, educação ambiental e comunicação.
Pessoas maiores de 18 anos podem se inscrever a no link do formulário, disponível no edital de abertura. São ofertadas de duas a oito vagas de monitor de visitação, de cinco a 10 vagas de monitor ambiental e até duas vagas de assessor de comunicação. A carga horária mínima de prestação de serviço voluntário necessária para emissão do certificado de participação é de 60 horas.
No momento do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deve selecionar os horários disponíveis para prestação do serviço voluntário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou sábado e domingo, das 9h às 17h. Os interessados têm até às 10h do dia 31 de agosto para se inscrever na seleção.
O contato com o voluntário selecionado será feito por e-mail ou telefone. Os selecionados terão 48 horas para confirmar participação através do envio dos seguintes documentos: RG/CPF, comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, bem como a declaração de curso em andamento (se houver).
O Programa de Voluntariado no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê – Ciclo 1 visa promover a cooperação entre governo e sociedade civil na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais, além de tornar os voluntários potenciais multiplicadores da conservação e proteção do meio ambiente. O edital completo do Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área destinada à Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca (SMAAP).
O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim, conforme a Lei Federal nº 9.608/1998.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-2530 ou pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br. O atendimento ao público vai das 9h às 16h30.
Veja Também Recentes
Prefeitura alinha ações de segurança para a Virada do Ano
A Prefeitura de Caraguatatuba alinhou uma série de ações estratégicas nesta sexta-feira (20/12), em colaboração com a Polícia Militar e representantes da nova gestão de 2025 para garantir a segurança de moradores e visitantes nas festividades de final de ano. As ações fazem parte da Operação Verão 2024/2025. A reunião
Alunos da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares participam de formatura do Proerd, nesta terça-feira (26)
Nesta terça-feira (26), 106 alunos dos 5º anos A, B, C e D, da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, 2ª Companhia
Recadastramento para transporte universitário começa nesta segunda (2)
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que devem realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, no período de 2 a 6 de dezembro, por meio do
Prefeitura e Detran realizam ação sobre o uso consciente da faixa de pedestres
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran), realizou na tarde de quarta-feira (11) uma ação na praça Cândido Mota, no centro, sobre o uso consciente da faixa de pedestres. O lema da ação é
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização aos finais de semana durante a temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu 35 denúncias de perturbação do sossego no último final de semana, resultando em quatro multas no valor de R$ 2.116,00 (460 VRMS) cada. Além disso, sete estabelecimentos comerciais também foram fiscalizados e um foi interditado por falta de alvará.