Pesquisar No Site
Curso de instalador de condicionador de ar é encerrado com palestra sobre microempreendedorismo
Curso de instalador de condicionador de ar é encerrado com palestra sobre microempreendedorismo
Os 16 alunos que iniciaram o curso de instalador de ar condicionado, em 23 de outubro, encerraram ontem (31/10) as aulas e já estão preparados para ingressar no mercado de trabalho. Foram 56 horas de aulas, divididas em 7 dias.
Hoje, os alunos assistiram a uma palestra na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), sobre o Banco do Povo e Microempreendedorismo Individual (MEI), com orientações sobre a obtenção de financiamentos e abertura de microempresas. A palestra foi encerrada com um lanche para os alunos, que receberão o diploma no dia 10 de novembro, às 17 horas, na Sepedi.
Tanto as aulas quanto a palestra foram oferecidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, por meio de uma parcerias entre Prefeitura, Senai de São José dos Campos, Banco do Povo e Sebrae.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, esteve presente na palestra de hoje e agradeceu aos alunos a confiança que tiveram ao procurar o curso. Segundo ela, instalação de condicionador de ar foi o curso mais pedido na cidade.
“Não pudemos atender 100% dos inscritos, mas com a parceria entre Senai, Fundo Social e Prefeitura, conseguimos outra turma para dezembro, para formação de auxiliares de instaladores de condicionador de ar. É uma forma de estendermos a oportunidade a todos aqueles que nos procuraram”, disse.
Samara também destaca que todo final de curso, os formandos assistirão palestras que podem servir como orientação para o ingresso no mercado de trabalho. “Esse foi um compromisso nosso que estamos colocando em prática com seriedade pois é uma forma de transmitirmos informações essenciais para que esse profissional recém formado tenha capacidade de ingressar no mercado de trabalho”.
Alunos aprovam o curso
O curso de instalação de condicionador de ar foi ministrado na Unidade Móvel do Senai, instalada na Praça da Cultura (Praça de Eventos), no centro da cidade, pelo professor Manoel Ferreira, que há 30 anos forma instaladores de equipamento de refrigeração e condicionadores de ar.
O professor Ferreira comemora o fato de não ter havido evasão de alunos durante o curso. “Eles são interessados pois sabem que esse é um curso de alto custo e o local mais próximo onde ele é ministrado é em Pindamonhangaba. Portanto, conseguir gratuitamente esse curso na cidade onde mora, é um privilégio”, observa ele.
Mitsuo Kabe, 60 anos, que é da área da construção civil e já trabalhou em Tóquio, conta que ficou muito satisfeito com as aulas. “É difícil encontrar um curso que tenha aulas práticas e teóricas tão intensas e objetivas e que sejam tão bem coordenadas”. E ele ainda acrescenta: “Gostei muito e acho que toda a turma gostou”.
Após as três primeiras aulas, o aluno Domingos Sollitto resolveu colocar em prática a instalação de um aparelho condicionador de ar juntamente com um amigo. “Foi tranquilo. Não tive dificuldade nenhuma. As aulas ajudaram”.
Já Leandro dos Santos Oliveira, instalador de aparelhos de ar há seis anos, considera que, mesmo com toda a experiência prática, o curso foi muito importante para ele pois acrescentou a parte teórica. “As técnicas de termodinâmica foram um ótimo aprendizado pois isso a gente não tem no dia-a-dia”.
Veja Também Recentes
Audiências da atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev começam nesta quinta-feira na Câmara
O projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) será discutido nesta quinta-feira (31/10) e na próxima segunda-feira (4/10), às 18h, na Câmara Municipal, no Centro. Técnicos do CaraguaPrev vão explicar a
Prefeitura aplica mais de R$ 8 mil em multas durante fiscalização de perturbação do sossego no fim de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou no último final de semana, operação conjunta com a Polícia Militar para combater a perturbação de sossego em bares e adegas da cidade. A ação resultou no atendimento de 24 denúncias de moradores e registrou diversas autuações. As denúncias
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse
Prefeitura de Caraguatatuba orienta quiosques para garantir organização e boas práticas na temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou nesta semana uma ação preventiva nos quiosques da cidade para orientar os comerciantes sobre boas práticas e procedimentos durante a temporada de verão. Fiscais estão visitando os estabelecimentos e reforçando orientações sobre horários de funcionamento, limpeza diária das praias
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.