Pesquisar No Site
Projeto Energia com Escolas leva alunos do 4º ano para conhecer a UTGCA

Projeto Energia com Escolas leva alunos do 4º ano para conhecer a UTGCA
Alunos do 4º ano da unidade escolar EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira visitaram na última semana a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, localizada em Caraguatatuba.
A atividade faz parte do Projeto Energia com Escolas, uma iniciativa das gerências de Responsabilidade Social e Comunicação da Petrobras, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação.
Os alunos foram recepcionados pelo gerente do Ativo de Processamento de São Paulo, Igor Rosa, que falou sobre todo processo de exploração, desenvolvimento, produção, refino e distribuição até a utilização do petróleo e gás no cotidiano das famílias.
Conceitos como o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente também foram enfatizados durante as apresentações feitas pela equipe da Petrobras.

#PraTodosVerem: Crianças uniformizadas dentro da Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato (Foto: Mayara Peixoto)
As crianças fizeram perguntas e puderam compreender um pouco mais sobre o processo industrial e também os diversos empregos gerados pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), proporcionando um olhar atento sobre diversas profissões. Nesta dinâmica, todos os alunos foram convidados a vestir macacões laranja e capacetes, famosos por serem alguns dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) utilizados pelos trabalhadores da Petrobras.
Ao final da visita, a brigada de incêndio realizou uma demonstração e os alunos fizeram um tour pela unidade, onde puderam ver de perto a área operacional. Mais três visitas estão programadas para acontecer durante o ano, conforme disponibilidade da agenda da UTGCA.
Cartilha Pedagógica
Todos os professores participantes do Projeto recebem a Cartilha Energia com Escola, um material que tem intuito de fornecer informações sobre as atividades da companhia e das unidades do estado de SP de forma didática e lúdica, como subsídio para trabalhar os temas em sala de aula.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o objetivo dos cadernos e das atividades de Educação Ambiental é valorizar a criança e o jovem como protagonista da transformação, estimulando o desenvolvimento do respeito ao meio ambiente e cidadania desde a infância. “O grande diferencial dos nossos cadernos é que eles trazem a realidade local para que as crianças possam criar relações diretas e desenvolver o sentimento de pertencimento”, disse.
Veja Também Recentes

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao