Pesquisar No Site
Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia
Alunos de escolas municipais de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia
Cerca de 40 alunos das escolas municipais foram homenageados com medalhas e troféus por se destacarem na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Mostra Brasileira de Foguetes e Jogos Escolares Municipais (JEM). A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira (06), na Secretaria de Educação.
O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; do presidente da Câmara, Tato Aguilar, e da secretária de Educação, Márcia Paiva, além de pais, familiares e professores.
A secretária Márcia Paiva, destacou o empenho dos estudantes, dos professores e das equipes gestoras. “Parabéns a todos que participam desse projeto, a todos os alunos envolvidos, tanto pelo interesse em participar como pelo desempenho. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo de incentivar nossos alunos”.
Este ano, Caraguatatuba conquistou a primeira medalha de ouro na OBMEP, através do aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira da escola EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio. Ele conta que foi uma experiência incrível e que se dedicou para ter o destaque na competição. “Contei com apoio de outros medalhistas e nesse ano quero incentivar outros alunos a buscarem mais medalhas de ouro para nossa cidade”, contou.
A competição também conquistou medalhas de bronze com os alunos das escolas: EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro – Erick Suuti Amancio; EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio – Lavinia Antunes Silva; EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar – Guilherme Aleixo de Souza; EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca – Iker Torres Serpa.
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.
Já a OBA é uma espécie de recurso pedagógico, que muito mais do que premiar os melhores estudantes, tem objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens.
Destaque para os alunos da EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra: Enzo Ricardo de Almeida Paiva e Vitor Gabriel Freire Leite; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho: Manuela Marcusi e Yasmin Castilho; EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira: Lucca Zayther Lins Marcondes, Kayque de Aveiro Vieira, Isadora Barbosa Santos Pedro, Jean Gustavo Brito Dias, Gabriel Coelho Caciano, Luiz Otávio Delgado de Paula e Luara Ferreira Martins.
Quanto à Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.
Destaque aos medalhistas de bronze da EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira: Augusto Cabral da Faria e Murilo Leandro Costa Silva, que irão participar da mostra nacional em Barra do Piraí (RJ), em março, representando Caraguatatuba.
Quanto ao JEM, aproximadamente 1 mil alunos participaram de 19 escolas, com objetivo de promover através da prática esportiva a socialização, a integração entre os alunos e a descoberta de novos talentos esportivos.
Confira a classificação das escolas:
Categoria Fundamental I: 5º lugar: EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi; 4º lugar: EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho; 3º lugar: EMEI / EMEF Masako Sone; 2º lugar: EMEF Prof. Geraldo de Lima e 1º lugar: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues.
Categoria Fundamental II: 5º lugar: EMEF Prof. Euclydes Ferreira; 4º lugar: EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra; 3º lugar: EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho; 2º lugar: EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar e 1º lugar: EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca.
O prefeito Aguilar Junior disse ser um dia de reconhecimento, principalmente para mostrar que de fato a escola pública é merecedora de elogios e faz diferença na vida das pessoas. “Nosso ensino sempre preza em estimular nos alunos seus melhores dons, fazendo com que se destaquem em diversas áreas, para brilhar e trilhar o melhor caminho. Confie na escola pública, pois essa parceria entre pais, responsáveis e profissionais só cresce e estimula educação no município”, destacou.
Veja Também Recentes
EMEFS Professor Geraldo de Lima e Luiz Silvar do Prado vencem 13ª edição dos Jogos Escolares de Caraguatatuba
A EMEF Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e a EMEF Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM) da Prefeitura de Caraguatatuba, nos Ensinos Fundamental I e II, respectivamente. A Emef Professor Geraldo de Lima conquistou 95 pontos
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas
A Prefeitura de Caraguatatuba notificou na tarde de quinta-feira (07/11) a Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A notificação trata de um aviso prévio de 30 dias para que a OS deixe a administração das unidades. A
14º Festival do Mexilhão supera expectativas e comercializa 1,5 tonelada do molusco
O 14º Festival do Mexilhão, realizado no último final de semana, encerrou com chave de ouro o calendário gastronômico de 2024. Organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o festival movimentou a economia local ao comercializar cerca de 1,5 tonelada de
Prefeitura de Caraguatatuba antecipa salários em comemoração ao Dia do Servidor
A Prefeitura de Caraguatatuba adiantou o pagamento do mês de outubro em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, como ocorreu em anos anteriores. Em vez de cair na conta no último dia útil do mês, os vencimentos dos funcionários serão depositados na próxima segunda-feira (28/10).
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.