Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba segue monitoramento de áreas de risco e se encontra em estado de alerta
Defesa Civil de Caraguatatuba segue monitoramento de áreas de risco e se encontra em estado de alerta
A Defesa Civil de Caraguatatuba continua monitorando as áreas de risco do município, que se encontra em estado de alerta, dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).
O boletim mais atualizado do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que o município está com ‘Risco de Movimento de Massa Moderado’, o que requer uma atenção especial nas áreas de risco, uma vez que há novas previsões de chuvas mais intensas para os próximos dias.
Estão sendo vistoriados locais como Rio do Ouro, Jetuba, Olaria, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Casa Branca, Jaraguazinho, Cantagalo, Tinga, Prainha, entre outros.
Por solicitação da Defesa Civil de Caraguatatuba, técnicos do Núcleo de Geociências, Gestão de Riscos e Monitoramento Ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), ligado ao Governo do Estado, estiveram na cidade para vistoriar as áreas.
Na quinta-feira (23), o prefeito Aguilar Junior, a Defesa Civil e secretários municipais se reuniram com técnicos do IPA, que apresentaram um relatório preliminar com recomendações de medidas adicionais para aplicação imediata e após período chuvoso.
As equipes de fiscalização e monitoramento foram reforçadas, a pedido do prefeito Aguilar Junior. “Se houver riscos, interdições serão feitas imediatamente. Todos os esforços serão feitos para mitigar qualquer tipo de problema a esses moradores”, explicou o prefeito.
O que é o PPDC?
Desde o dia 1º de dezembro, a cidade de Caraguatatuba conta com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2023 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.
O PPDC é um sistema estruturado em quatro níveis (Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo), cada qual com procedimentos diferenciados.
No nível de observação, é feito acompanhamento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica. Já o nível de atenção é implantado a partir dos índices acumulados de chuva e ocorrência de precipitação crítica, sendo que nesse caso a Defesa Civil intensifica as vistorias, especialmente nas áreas de risco.
O nível de alerta prevê a remoção preventiva da população das áreas de risco identificadas nas visitas técnicas. O mais preocupante é o nível de alerta máximo, que exige a remoção imediata da população que ocupa áreas em perigo.
Veja Também Recentes
Alunos da rede municipal recebem medalhas pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Mais um ano em que estudantes da rede municipal de ensino brilham na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foram 19 alunos de cinco unidades escolares, que conquistaram medalhas pelo desempenho na OBA: quatro de ouro, duas de prata e 13 de bronze. Além de um tricampeonato na Jornada
Tamoios reforça que o não pagamento da tarifa “Free Flow – Pedágio Eletrônico” gera multa de 5 pontos na CNH
O Free Flow Tamoios, praça de Pedágio Eletrônico, começou a funcionar no dia 18 de novembro no km 13,5 do Contorno Sul. A Concessionária Tamoios reforça que o pagamento da tarifa evita a multa de R$ 195,23 por evasão de pedágio, infração grave aplicada pelos órgãos competentes e punida cinco
Concessionária Tamoios faz alerta sobre pagamentos pendentes no Free Flow-Pedágio Eletrônico
A Concessionária Tamoios alerta que há usuários que passaram pelo Free Flow – Pedágio Eletrônico no Contorno Sul e ainda não efetuaram o pagamento da tarifa. O pedágio eletrônico começou a funcionar em 18 de novembro e está próximo de completar 30 dias de operação. Os usuários que não realizarem
Empresa EDP é sentenciada a apresentar plano para retirada de cabos e fios caídos em Caraguatatuba
Em decisão proferida pela Justiça, a empresa EDP foi sentenciada a elaborar um plano de trabalho para a limpeza dos cabos e fios caídos na cidade. Além de comprometer a estética urbana, os cabos também representam um sério risco à segurança das pessoas. Desde 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba, por
Alunos do 9º ano da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca visitam sede da TV Vanguarda em São José dos Campos
O Projeto Jovem Repórter, desenvolvido junto aos alunos do 9º ano da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, rendeu uma visita ao estúdio do Link Vanguarda na sede da emissora de televisão, em São José dos Campos, na quinta-feira (28). A idealizadora do projeto foi a professora Lilian